Nesta quarta-feira, 18, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que militares que participaram dos atos golpistas no último dia 8, em Brasília (DF), juntamente com terroristas bolsonaristas, serão punidos.
“Todos que participaram do ato golpista serão punidos. Não importa a patente, não importa a força que ele participe. Terão que ser afastados das suas funções e vão responder perante a lei”, afirmou o presidente em entrevista à jornalista Natura Nery.
Ainda durante a entrevista, Lula reforçou a necessidade de “não politizar as Forças Armadas”. “O soldado, o coronel, o sargento, o tenente, o general, ele tem direito de voto, ele tem direito de escolher quem ele quiser para votar. Agora, como ele é um cargo de carreira, ele defende o estado brasileiro. Ele não é Exército do Lula, ele não é do Bolsonaro, não foi do Collor, não foi do Fernando Henrique Cardoso”, lembrou.
Por fim, Lula admitiu que houve um “erro” dos serviços de inteligência do Governo Federal e revelou que não foi avisado sobre as mobilizações golpistas.
“Nós temos inteligência do GSI, da Abin, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República que poderia ter acontecido isso. Se eu soubesse na sexta-feira que viriam oito mil pessoas aqui, eu não teria saído de Brasília. Eu saí porque estava tudo tranquilo”.
Elson
19/01/2023 - 08h45
Lula pautou a reunião de amanhã, 20/01, com os comandantes das 3 armas. Inteligente !!
José Gerardo Damasceno
18/01/2023 - 22h02
Vocês ainda querem defender terrorista, depois do que aconteceu dia 08? magote de “bolsoloide” o pior presidente da história foi genocida de vocês.
Paulo
18/01/2023 - 21h59
Eu acho que os militares, claramente, cometeram um erro e têm que assumi-lo. Lula está certo em punir militares de qualquer patente, mas creio que seria de bom tom pegar uns poucos para exemplo, pois generalizar será facilitar a eles o corporativismo…
Luan
18/01/2023 - 21h29
Queria entender como um sujeito que promoveu os maiores assaltos aos cofres públicos da historia da humanidade possa ser candidato a um cargo público , como alguém possa sequer pensar em votar nele e como possa ser eleito a presidente da República.
Eu acho que tem algo errado na cabecinha dos tupinicoides, eu acho que os brasileiros criam um ambiente aseptico, podre, onde não nasce nada além de miséria e homicídios em doses indústriais.
Jhonatan
18/01/2023 - 21h09
Se eu soubesse não existe…mas com a Globo é tudo entre amigos, hoje passa a entrevista no JN e todo mundo fica feliz.
Uganga
18/01/2023 - 21h06
Se como diz este imundo as mentiras andam mais longe que a verdade ele está dizendo claramente que os brasileiros são idiotas completos que não sabem distinguir uma coisa da outra.
Disso ele sabe muito bem e não é a toa que se elege a presidente da República neste oceano de gente perdida atrás de um carro de som cheirando o suvaco um do outro e trocando socos.
William
18/01/2023 - 20h58
Se Lula sabe que há alguém envolvido deve fazer nome e sobrenome, caso contrário deve ficar calado…coisa com a qual os brasileiros tem tudo a ganhar.
Uganga
18/01/2023 - 20h40
Depois de uma semana ja revelo-se como o Governo mais patetico da historia…é culpa de todo mundo menos do que eles assim como foi no mensalao, no petrolao e por ai vai. Ninguem sabia de nada…
Lula se comenta por sì sò, foi claramente um experimento, uma brincadeira de mal gosto da natureza com a civilizaçào humana.
Tony
18/01/2023 - 20h36
O Larapio corrreu para se defender na Globo ?
Bandoleiro
18/01/2023 - 20h35
Um canastrao de quinta categoria digno representante de um pais de quarta categoria.
O Ministerio da Justiça a Segurança publica recebeu as informaçoes necessarias pela Abin dias antes.
“Se eu soubesse…” Tà tentando claramente se esquivar de responsabilidades mas o que Lula sabe mesmo é lavar dinheiro e assaltar empresas pubicas…nada mais.
Como anunciado estamos diante a um aglomerado de pilantras, de escapados de casa, de comunisotides dos anos 90…um receptaculo de tranqueira.