(Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro deixou o Brasil nesta sexta-feira rumo aos Estados Unidos, a dois dias da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, e quebrará a tradição simbólica de passar a faixa presidencial a seu sucessor, um rito tradicional das cerimônias de posse na democracia.
A confirmação oficial da viagem de Bolsonaro veio por meio da assessoria do seu vice-presidente, que disse à Reuters nesta tarde que Hamilton Mourão é o presidente em exercício. A assessoria negou que Mourão passará a faixa no domingo. O vice-presidente fará um comunicado em rede nacional no sábado.
O site FlightAware, que monitora tráfego de voos, mostrou que o avião presidencial partiu de Brasília pouco depois das 14h com destino a Orlando, na Flórida.
Durante uma transmissão online de 52 minutos mais cedo nesta sexta-feira, o presidente não mencionou a viagem aos EUA, para a qual já haviam sido aprovadas oficialmente as idas de seus assessores.
À CNN, Bolsonaro disse que “volta em breve” ao Brasil. A emissora disse que a primeira-dama Michelle Bolsonaro também acompanhou o presidente na viagem.
Despacho publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União autorizou auxiliares de Bolsonaro a viajarem a Miami para assessorá-lo entre 1 e 30 de janeiro, já como parte do apoio a que ex-presidentes têm direito por lei.
Pouco depois de o avião presidencial decolar, a conta oficial do presidente eleito Luiz Inácio Lula no da Silva no Twitter publicou link para a música “Tá na Hora do Jair Já ir Embora”, que viralizou durante a campanha eleitoral.
“Sinto como se meu namorado estivesse me abandonado”, disse Deise Casela, de 57 anos, que tocou a bandeira presidencial que foi retirada após saída do Bolsonaro do Palácio da Alvorada.
Manacek
01/01/2023 - 12h19
Ta na hora de dar tchau e voltar pro esgoto fascista de m….
Manacek
01/01/2023 - 12h14
Mais 72 horas fascista disfarçado patriota!!
Alexandre Neres
31/12/2022 - 11h33
Aqui em Brasília, céu azul.
Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil!
Zulu
30/12/2022 - 23h02
Ao que tudo indica o Maduro virá a posse do animal, quem sabe um porco não passa a faixa para o outro.
O Brasil é repugnante de tão imundo.
Edu
30/12/2022 - 22h35
Chora, bozolide, bozoloide chora
Chora bozoloide o arrombado foi-se embora !!!!!
Por que todo antipetista é um tremendo CUZÃO ?????
Donato Luft
30/12/2022 - 21h26
Alguem aqui esperava algo diferente desse rato de esgoto?
Helena
30/12/2022 - 21h22
Vá e nao volte nunca mais. O estrago q esse infeliz fez ao país nunca iremos esquecer. O ar ficou muito mais agradável para se respirar com a psrtida desse monstro.
Dudu
30/12/2022 - 21h10
Ninguém passa a faixa de Presidente da República a um lavador de dinheiro público pluricondenado sujo de estrume dos pés aos cabelos.
O Brasil supera todos os dias os limites do ridículo e do vergonhoso mas isso não é uma novidade.
Paulo Werneck
30/12/2022 - 20h47
Obrigado, covarde, omisso, pelo menos me poupou de ver sua desagradável pessoa na festa da posse do meu querido Lula.
Por mim não precisa voltar.