Pela ordem do ministro Alexandre de Moraes (STF), no âmbito do inquérito das fake news, a Polícia Federal fez na manhã desta quinta-feira, 15, buscas contra mais de 80 apoiadores de Jair Bolsonaro que estão envolvidos nos atos antidemocráticos.
Os bolsonaristas alvos da operação são aqueles que fecharam rodovias federais após a derrota de Bolsonaro e a vitória d Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A PF cumpre mais de 100 mandados de busca e apreensão em endereços nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.
Na semana passada, Moraes chegou a multar em R$ 100 mil os donos de caminhões envolvidos no bloqueio das rodovias. O ministro também vetou a circulação desses caminhões, bloqueando seus documentos.
Ontem, Moraes afirmou durante um seminário em Brasília que “ainda tem muita gente para prender e muita multa para aplicar” no âmbito dos inquéritos que investigam os atos golpistas e antidemocráticos, as milícias digitais e disseminação de fake news.
Antes da fala de Moraes, o ministro Dias Toffoli citou a invasão do Capitólio (EUA), em janeiro de 2021, e lembrou que 964 pessoas foram presas e duas condenadas por conspiração.
“Fiquei feliz com a fala do ministro Toffoli porque, comparando os números, ainda tem muita gente para prender e muita multa para aplicar”, afirmou Moraes.