Num de meus últimos posts sobre os ministros indicados por Lula, acabei esquecendo de comentar sobre Rui Costa, ex-governador da Bahia por duas vezes, que foi nomeado para a Casa Civil.
Qual o significado político da nomeação de Rui Costa?
Primeiro vale lembrar que o cargo que ele assumirá é um dos mais importantes do governo. Falamos que Haddad, exercendo o cargo de ministro da Fazenda, seria o segundo homem mais poderoso do governo, depois do presidente, então Rui Costa seria o terceiro homem.
Mas eu diria que seria um terceiro lugar bem encostado no segundo, porque Costa será o responsável pela relação do Executivo com os outros poderes, especialmente o Legislativo, e portanto terá uma função absolutamente estratégica.
A experiência de Costa como governador é um de seus principais trunfos como articulador político, porque a relação do governo federal com os estados será determinante para contornar crises e azeitar as relações com os deputados.
Os estados brasileiros ainda são extremamente dependentes do governo federal, e a decisão de Bolsonaro de baixar o preço da gasolina a custa dos impostos estaduais e municipais gerou uma crise fiscal sem precedentes nesses entes. Tudo tem um preço. Essa crise obrigará governadores e prefeitos a calçarem as sandálias da humildade. Eles terão que dialogar de maneira muito aberta e democrática com o governo federal, e o seu interolocutor será alguém que conhece as agruras das finanças regionais, um ex-governador de um estado nordestino.
Outra qualidade de Rui Costa, segundo aqueles que acompanham sua trajetória, é uma disposição sobrehumana para o trabalho duro. Diante de um presidente que provavelmente bate o recorde mundial no quesito ócio, como é o caso de Bolsonaro, acompanhado de ministros igualmente preguiçosos, a presença de Rui Costa seguramente fará a diferença.
Para superar as múltiplas crises que nos esperam a partir de janeiro, não haverá outra saída, para todo mundo, senão o trabalho duro.
Se Rui Costa fizer jus à sua reputação, será um ativo valioso, estratégico, do governo Lula.
Eu falei ainda que a indicação de Haddad sugere que ele é, até o momento, o nome mais forte para a sucessão de Lula.
A nomeação de Rui Costa para a Casa Civil, todavia, também é sinal de que ele está nessa corrida.
Orlando Soares Varêda
13/12/2022 - 14h13
Repugnante é um comentário como o teu.
Orlando
Manoel
12/12/2022 - 14h07
Candidato forte para 2026 , será de ….. Lula !!!
Está mais fácil que em 2002 , pois governar substituindo o pior dos piores , é muito fácil !!! Pouco ou nada que se fizer , será muito . Foram , desde a saída da Dilma , só corrupção e escuridão .
Lula só terá uma pequena dificuldade , no que concerne a área econômica internacional , que está decadente , e o enfrentamento China x USA !!!
O único candidato em potencial no horizonte chama-se Alexandre !!!
antonio
12/12/2022 - 13h25
Haddad sucessor de LULA? É derrota na certa. Ele é acostumado a perder, infelizmente. Sei que é um grande nome, mas não tem garra, magnetismo, carisma para ser candidato a presidente. Tomara que LULA enxergue que, atualemente, o melhor nome para a sua sucessão é o de SIMONE TEBET.
Alexandre Neres
11/12/2022 - 22h16
Amanhã Lula será diplomado.
Brincadeira tem hora. Para quem a Terra não é plana, acredita em vacina e na ciência, não há mais paciência para aturar esse discurso abilolado.
Para o gado, Rui Costa é um comunista de quatro costados. Já Edinho Silva é truculento e autoritário. Invocam até a civilização para tecer críticas desprovidas de qualquer senso.
Entrementes, apoiam o inquilino do Planalto que está em vias de ser despejado sob vara. Quiçá o bebezão seja um ótimo exemplo de civilidade e de paladino da democracia! Só rindo. Muuuuuuuu!
Dudu
11/12/2022 - 21h54
O próximo premiado com um cargo será o Prefeito de Araraquara (esqueci o nome do animal) que durante a pandemia mandava a polícia municipal pelas ruas da cidade a espancar e prender mulheres que estavam sentadas em praça pública.
A pinta autoritaria desse lixo humano é clara e brilhante, finge não ver quem não quer e todos “casualmente” são filiados a partidos de esquerda.
Vamos apostar que o próximo porco premiado será esse acima mencionado ?
Fanta
11/12/2022 - 21h38
E não é que esse troglodita tem a cara de Ceausescu mesmo… https://www.google.com/search?q=ceausescu&client=ms-android-motorola-rev2&prmd=ivn&sxsrf=ALiCzsZeZK6-hLKH7O0CNZcQmkWmIy4rDA:1670805285483&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiWrJ7c6vL7AhVXrpUCHUZYDG0Q_AUoAXoECAEQAQ&biw=412&bih=758&dpr=1.75
cezar
11/12/2022 - 21h36
Extinguiu a Extensão Rural oficial da Bahia..Baita conservador
cezar
11/12/2022 - 21h35
O Mais PFL dos petistas
Natalia
11/12/2022 - 20h47
Quem trabalha muito sao as mulas de carga…
Os fato dizem que a Bahia tem os piores indices de desemprego e està entre os piores indices de segurança publica e educaçào do Brasil e por tanto do Planeta Terra…o resto é conversa fiada.
Alexandre Neres
11/12/2022 - 21h21
Primeiro, tu aprende como se escreve quem nasce na Bahia, depois a gente conversa. Pelinha!
Ari Barreto
11/12/2022 - 19h03
Rui eleito e reeleito com mais 75% dos votos em primeiro turno, é conhecido na Bahia pelo trabalho e disposição aos resultados rápidos. Cara q acorda cedo, trabalha até a noite. Rui correria é seu apelido. Cara de pouca conversa e muita ação, não é um político típico de enganações. Ele.promete é cumpre rapidamente. Será o motor do governo Lula. Aguardem.
Bernardo
11/12/2022 - 18h01
Por algumas reações de indignados fascistoides está comprovado o acerto ( mais um) do Presidente Lula.
Edu
11/12/2022 - 17h34
O que um corno, um verme de merda sabe sobre o que é ou deixa ser civilizdo ? Um bosta antipetista cadelinha, sabe o que ? Vai enfiar uma mandioca nesse rabo sujo, saco de estrume. So os bostas, como vc , acreditam nessa merda que tu caga…
Alexandre Neres
11/12/2022 - 17h04
Antes de tudo, quero deixar claro que minha crítica é à esquerda
Com todo o respeito, Miguel. Rui Costa não desce. Na Bahia, estado que fez a diferença no Brasil inteiro (graças à boa terra habemus presidente), temos o grande Jaques Wagner.
Torço para estar enganado, mas me parece que Rui Costa é um candidato a Palocci. Não em termos éticos, pois não sei de nada que deponha contra sua conduta, mas a mim não me parece confiável.
Dutra
11/12/2022 - 16h32
Prá desespero de um monte de bolsonarista cabeça de merda, despeitado com o PT, vai um consolo: Haddad ou Rui Costa será o futuro presidente do Brasil em 2026! Aceita que dói menos
William
11/12/2022 - 15h38
Que essa criatura tivesse repetidamente o voto dos bahianos a Governador não me parece absolutamente um dado confortante, em estdaos um pouco mais civilizados que a Bahia (o mesmo vale para o outro porquinho do Maranhão) estariam provavelmente plantando e colhendo mandioca de sol a sol.
Em respeito a inteligência e desenvolvimento humano não vou postar as imagens de milhões de amongolados arrastados na rua com um carro de som na Bahia e arredores gritando é 13…vamos nós poupar.
Saulo
11/12/2022 - 15h33
Até onde se sabe Ministros, Presidente da República e afins devem fazer pouca coisas usando a cabeça no lugar das nádegas e nada mais, quem precisa trabalhar duro é servente de pedreiro que no caso desse troglodita seria o emprego em qualquer país com um nível de civlização na media.
Rui Costa é um Animal, um comunistoide com clara pinta autoritaria, basta ver como tratou os bahianos durante a pandemia.
Para quem não conhece o sujeito procure na internet uma foto de Ceaușescu e a compare com a cara desse animal…dois gêmeos separados no dia que foram achados na rua.
É todo um aglomerado de gente que puxou o saco do Lula por décadas (fingindo não saber que é um bandido, um Lavador de dinheiro assaltante de cofres públicos) que estão ganhando a recompensa e visibilidade.
A bajulação de Miguel do Larápio a estes sujeitos é repugnante.