O IBGE divulgou nesta quarta-feira, 30, os dados da PNAD Contínua que apontam a taxa de desemprego no Brasil em declínio. Desta vez, o índice é de 8,3% dos brasileiros. Com isso, nove milhões de brasileiros ainda estão desempregados.
A redução é de 0,8% na comparação com o 9,1% registrados no trimestre passado. Em relação ao ano passado, o declínio foi 3,8% quando 12,1% da população estava sem ocupação.
No que diz respeito justamente a ocupação, o IBGE aponta 99,7 milhões de brasileiros. O índice representa uma subida de 1% ante o trimestre anterior e de 6,1% no mesmo período do ano passado.
De acordo com o coordenador do PNAD, Adriana Beringuy, a tendência é que o desemprego continue em queda com a chegada do final de ano, período em que as contratações temporárias aumentam.
“Este momento de crescimento de ocupação já vem em curso desde o segundo semestre de 2021. Com a aproximação dos últimos meses do ano, período em que historicamente há aumento de geração de emprego, a tendência se mantém”.