Durante entrevista coletiva em Portugal, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre as fortes cobranças que vem recebendo sobre responsabilidade fiscal do seu futuro governo.
“Eu fico chateado quando questionam a política fiscal. Eu digo que ninguém tem autoridade para falar de política fiscal comigo, porque durante meu governo fui o único país do G20 a ter superávit fiscal em todos os anos”, lembrou o presidente.
As declarações de Lula foram dadas ao lado do primeiro-ministro português, Antônio Costa. O presidente eleito falou em humildade e diz que ficou feliz de ter recebido uma carta assinada por ex-ministros alertando sobre os problemas fiscais.
“Eu fiquei feliz quando companheiros disseram que tinha uma carta de pessoas importantes, inclusive de ex-ministros, me alertando de problemas econômicos e até me aconselhando. Eu sou um cara muito humilde, eu gosto de conselho e se o conselho for bom, pode ter certeza que eu sigo”.
Luiz Cláudio Fonseca
19/11/2022 - 22h37
Até onde consegui me informar, os dados relativos a superavit primário e relação dívida/PIB são historicamente favoráveis a Lula. Também percebi que existem pessoas que defendem a existência de um teto de gastos por razões diferentes, ou por “prazos” diferentes. Como não sou economista sinto um certo desinteresse da mídia em discutir questões como a nacionalização da produção em setores estratégicos, o fortalecimento do mercado interno, a empregabilidade, e o efeito disso tudo na cidadania.
Saulo
19/11/2022 - 21h28
Nas contas do PT via pixuleco foi mesmo.
Como alguém consegue levar a sério um animal dessa e a gangue de assaltantes de cofres públicos dele ?
Só no Brasil mesmo para alguém normalizar uma merda bípede dessa
Edu
19/11/2022 - 21h06
A cambada de patriotários antipetistas vão ficar chorando até quando ? Parem de frescura, de mi mi mi. Vcs PERDERAM, MANÉ . hahahahahahahaha
aproveitem o tempo livre e procurem saber quem é o verdadeiro pai de vcs. Deve ter sido um cara de camisa vermelha, que comunizou suas mães arrombadas hahahahahhaha
Alexandre Neres
19/11/2022 - 14h54
Depois das narrativas que querem edulcorar um passado que nunca existiu, vamos aos fatos.
Se Lula foi um governo que seguiu o FHC 2, não gerou superávit primário algum, porquanto o governo FHC2 desde que criou a meta de inflação nada mais fez do que descumprir a meta, mesmo no princípio estabelecendo metas facílimas de serem cumpridaa, mas ao cabo falhou feio. Houve um estelionato eleitoral, devido à ancoragem cambial do sr. Gustavo Franco que quebrou o país. Tal governo foi de crise em cima de crise, até apagão teve, de pires vazio perante o FMI, até que Lula acabou com essa bagaça e começou a juntar as reservas cambiais que nos garante até hoje para não sofrermos os efeitos da gestão deletéria do desgoverno.
EdsonLuíz.
19/11/2022 - 14h08
Governos Lula.
●Lula1 foi continuidade do governo Fernando Henrique.
▪Lula e o PT sempre tiveram discursos e narrativas populistas. Em suas narrativas o PT ia fazer mágicas para tornar o Brasjl um paraíso para os mais pobres. Para o PT todo político era corrupto e o PT ia varrer a corrupção e construir o paraíso no Brasil.
Qualquer técnico que conheça um pouco de economia sabe que a “mágica” que o PT e Lula prometiam era GASTAR! GASTAR! e GASTAR.
E é claro que enquanto você está gastando tudo fica parecendo que está muito bom!
Qualquer comerciante, qualquer caixeiro viajante ou qualquer trabalhador com um pouco mais de tino sabia que com as propostas do PT o Brasil ia desabar e todos sofreriam. Os mais pobres sofreriam mais, por causa dos déficits fiscais e desequilíbrios econômicos que viriam e acarretariam aumento da dívida, desvalorização do real, desinvestimento, desemprego, fome.
Lula, para acalmar a todos, escreveu e assinou uma carta se comprometendo a manter a continuação das políticas do governo Fernando Henrique. E manteve!
Alguns meses antes de Lula ganhar e, depois, alguns meses antes de Lula assumir, o medo que havia por causa das maluquices que Lula defendia levou a muita instabilidade, aumento da inflação, aumento do dólar que essas confusões que o populismo do PT criam (que todo populismo cria). Mas como Lula manteve a palavra, cumpriu a promessa feita na carta e manteve as políticas do PSDB, as coisas se acalmaram no Brasil e a economia voltou para o bom lugar em que estava nos governos Fernando Henrique.
Com a instabilidade que Lula criava, para tentar ajudar Lula a acalmar as coisas Fernando Henrique chamou Lula em Brasília (chamou José Serra também) e perguntou se Lula aceitava que ele pedisse um empréstimo ao FMI para Lula ter como garantia quando ganhasse. Lula aceitou e Fernando Henrique usou sua credibilidade e influência para o FMI aprovar o empréstimo, mesmo com todos sabendo que seria Lula que ganharia. Ainda assim Lula mandou que os petistas gritassem todo dia que FHC havia entregado o Brasil para o FMI.
Narrativas.Narrativas. Todas levianas, covardes e feitas por ódio. Isso é muito a cara do PT.
O governo Lula1 manteve a promessa de continuar as políticas do PSDB e tudo deu certo.
Mas Lula1 foi um governo de continuação do governo PSDB. Se houve superávit no governo Lula1, foi porque aquelas políticas eram as do PSDB, que foram mantidas. Agradeça-se o superávit de Lula2 a Pedro Malan, Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pérsio Arida e a outros técnicos ligados ao PSDB, como Joaquin Levi e Marcos Lisboa, que eram bem novos e trabalhavam ali deixados por seus mentores.
O governo Lula2 foi beneficiado pela mesma inércia bendita que vinha do governo PSDB desde 1993 (que foi quando o PSDB recebeu as rédeas do governo Itamar e depois assumiu por dois mandatos com Fernando Henrique, com tudo de bom do PSDB sendo continuado pelo governo Lula1, sem ali implantar no Brasil, ainda, as maluquices do PT.
Mas durante o governo Lula2, Lula começou a implantar as maluquices e experiências econômicas do PT e, quando as coisas começaram a dar errado, foram sustentadas artificialmente com expansão de gasto feito por emissão de dívida.
Os desequilíbrios econômicos que Lula2 causava foram sendo escondidos por aumento de gasto. A forte entrada de moeda estrangeira devido a uma conjuntura econômica mundial muito favorável ajudava muito a disfarçar os problemas que Lula2 criava.
O período Lula2 foi continuado por Dilma1 e Dilma2. Dilma1 e Dilma2 são, realmente, governos Lula3 e Lula4.
Com Lula3 continuando por meio de Dilma1, a economia do Brasil já estava destrambelhada pelas maluquices de Lula e em 2013 o Brasil entrou em convulsão e parou quase totalmente por meses.
O PT foi agravando os problemas e passou a falsificar o orçamento para esconder os problemas que criava.
Veio o Lula4, por meio do Dilma2, e o Brasil acabou de desabar, com o peso dos problemas que LulaDilmaPT criaram. E o Brasil caiu em um imenso buraco que Lula e Dilma cavaram, o BuracoPT.
Essas maluquices econômicas de Lula e Dilma deram em desinvestimento, em desindustrialização, em desemprego. Essas maluquices de Lula e de Dilma deram em bolsonaro. Tudo somado deu em aumento da fome no Brasil..
Lula agora, em um quadro econômico que acumula os problemas que os governos do PT criaram somados ao agravamento do problema por bolsonaro, Lula está pedindo agora, para o governo Lula5, um cheque para gastar uns 200 bilhões por ano até o fim do seu novo mandato.
O Brasil não tem esse dinheiro exatamente porque Lula1/2/3/4 GASTOU/GASTOU/GASTOU/GASTOU.
Depois de GASTAR/GASTAR/GASTAR/GASTAR e fazer o Brasil cair de barriga no chão o PT está pedindo para gastar mais quase 1(um)Trilhão no próximo governo Lula, que será o Lula5. Lula novamente está pedindo para gastar um dinheiro que o Brasil não tem.
Não Lula. Dar para você gastar um dinheiro que o Brasil não tem só vai fazer parecer que você é mágico e caga dinheiro, mas depois, quando o efeito da sua “mágica” passa , o Brasil é atacado por uma diarréia que deixa todo mundo doente e a caganeira de miséria que você deixa para trás só favorece gente como bolsonaro, que se aproveita das merdas que você faz para ganhar o governo e fazer ele as próprias merdas.
Os aproximadamente 52Bilhões para completar um Bolsa Escola de R$600,00 é importante aprovar, tendo ou não dinheiro, porque esses 52Bilhões são para a fome e a fome não pode esperar. Mas liberar quase um trilhão para você destrambelhar a economia do Brasil novamente, isso eu sou contra!
Edson Luiz Pianca.
Edu
19/11/2022 - 13h27
O antipetista mantém o cu sujo ou limpa com algum bastão grosso ?
Sim, tem de ser grosso, pois eles tem tudo arrombado…
Uganga
19/11/2022 - 11h26
Se esse aglomerado de lavadores de dinheiro publico nao mexer em nada ainda terao bons numeros por todo 2023…se começarema fazer as asneiras comunisotides de sempre o resultado a gente ja sabe…
6 meses para virar Argentina e 1 ano e meio para Venezuela…
Canastra
19/11/2022 - 11h20
Que mfaz superavit sao os brasileiros nao os governos…
A politica nunca tem meritos de nada, eventualmente sò demeritos.