Nesta quinta-feira, 17, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), concedeu entrevista coletiva e garantiu que o novo governo terá superávit primário, mas que é preciso “tempo” para que os resultados apareçam.
Vale lembrar superávit primário é o saldo positivo de todas as receitas e despesas do Governo Federal, excluindo os gastos com pagamento de juros da dívida pública. Já o déficit primário acontece quando as contas do governo estão no vermelho.
“Claro que esperamos que o emprego cresça e que menos pessoas precisem do auxílio, mas isso não é em 24 horas. Essa é a prioridade absoluta para garantir a renda mínima para essas famílias. Isso não exclui responsabilidade fiscal”, lembrou Alckmin.
“Haverá superávit primário e redução da dívida, mas isso não se faz em 24 horas, se faz no tempo. Não há razão para ter estresse”, emendou. As declarações de Alckmin foram dadas após o mercado financeiro reagir negativamente a afirmação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o fim do teto de gastos.