O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também afirmou durante seu discurso no evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, que vai se esforçar para que a Cop de 2025 seja realizada no Brasil.
“Vamos falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir pra que essa COP de 2025 seja feita no Brasil”, disse Lula. “Na Amazônia, tem dois estados para receber qualquer conferência internacional, que é o Amazonas e o Pará”, emendou.
Estavam presentes no discurso de Lula a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e as lideranças indígenas Sônia Guajajara e Célia Xakriabá, ambas deputadas federais eleitas no pleito deste ano.
“Eu estou aqui para dizer para todos vocês que o Brasil está de volta ao mundo. Está saindo do casulo ao que foi submetido nos últimos quatro anos. O Brasil não nasceu para ser um país isolado“, lembrou o presidente eleito.
“O Brasil é muito grande, é resultado de uma miscigenação extraordinária, não podemos ficar isolados como ficamos nos últimos quatro anos. O Brasil não viajava e ninguém viajava ao Brasil. Era como se estivéssemos sofrendo um bloqueio”, completou.