A palavra “república” vem do latim res publica que significa “coisa pública”. Um governo republicano é aquele que preza pelo interesse e o bem comum do seu povo. O filósofo brasileiro Renato Janine Ribeiro é contundente: “a democracia, para existir, necessita da república”. Nestes últimos anos, o sentimento republicano foi distorcido no Brasil.
O pacto cidadão – chancelado pela Constituição – do soberano resultado das eleições, que representa a vontade da maioria, por exemplo, novamente encontra-se desrespeitado por quem não aceita as regras democráticas e pretende usurpar o poder à força, assim como fizeram quando do golpe que derrubou Dilma, em 2016.
A volta de Lula à presidência, com atitudes que hoje já mostram que ele governará para todos os brasileiros – basta ver o discurso da vitória e os passos iniciais da equipe de transição -, ações carregadas de simbolismo, que representam a busca de renovação do sentimento republicano contra movimentos extremistas absurdos.
Renovar a república significa priorizar os mais graves problemas nacionais, que atingem as maiores parcelas da população: como o combate à fome e à extrema pobreza, a atualidade da agenda ambiental, a recomposição do salário mínimo e a geração de emprego, o respeito e a harmonia entre os poderes.
Enfim, devemos garantir o bem estar para todos, sem discriminação. Neste 15 de novembro, que todos nós lembremos do real significado da república, de modo a reforçar em cada cidadão os laços de liberdade e respeito mútuo.
Acrísio Sena
Líder do PT na Assembleia Legislativa do Ceará