De olho no próximo governo, três partidos já colocaram na mesa de discussão a eleição para a presidência da Câmara, que será realizada em fevereiro de 2023.
Apesar de conversarem sobre a possibilidade de uma federação para o próximo ano, as cúpulas do MDB e União Brasil querem lançar suas candidaturas ao Comando da Casa.
O deputado federal reeleito e atual presidente nacional do UB, Luciano Bivar (PE), não esconde a aliados o seu desejo de suceder Arthur Lira (PP-AL). Bivar tem enviado emissários do partido para conversar com o PT sobre o assunto.
Além disso, nesta semana, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, mandou um recado direto para os petistas, que o União Brasil só aceita ser base se tiver o apoio do novo governo na disputa pelo comando da Câmara.
Pelo lado emedebista, o nome de momento que corre nos bastidores é do deputado federal eleito pelo Ceará, Eunício Oliveira. Aliado histórico de Lula, Eunício chegou a ouvir do petista, em meados de dezembro do ano passado, que sua candidatura a presidência da Câmara teria o ‘empurrão’ do futuro Governo Federal.
Mas por outro lado, o atual mandatário da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP-AL), não perdeu tempo em se aproximar de Lula já de olho na reeleição. Na última quarta-feira, 9, o pepista recebeu o presidente eleito na residência oficial, em Brasília.
É fato que o primeiro encontro entre os dois não foi para tratar sobre a eleição na Câmara, mas não deixou de ser um primeiro contato interessante para ambos os lados. Tanto é que Lula e Lira saíram sorridentes da reunião. Fontes confirmam que a conversa entre eles foi bastante proveitosa.