Na entrevista coletiva que concedeu em Brasília, após uma série de encontros com chefes de Poderes, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a harmonia entre as instituições.
“É possível a gente recuperar a harmonia entre os Poderes, a normalidade da convivência entre as instituições brasileiras, instituições que foram atacadas, violentadas por algumas autoridades ligadas ao governo”, disse o petista.
Durante sua fala, Lula ainda agradeceu o Poder Judiciário pelo “enfrentamento à violência, à ilegalidade e ao desrespeito democrático que estava sendo praticado no país”.
“A urna eletrônica é uma conquista do povo brasileiro. Muitos países invejam o Brasil pela lisura do processo”, emendou.
Lula também garantiu que “conversará com todos para garantir as coisas que são necessárias para melhorar a vida do povo” e que “não há tempo para vingança, raiva, ódio. O tempo é de governar, pretendo trabalhar 24 horas por dia”.
Questionado sobre a narrativa de Jair Bolsonaro (PL) de que houve fraude nas eleições, o presidente eleito afirmou que “ninguém vai acreditar em discurso golpista de quem perdeu as eleições”.