Menu

Aumentam as chances de André Lara Resende ser o ministro da Fazenda do governo Lula

O economista André Lara Resende, que nos últimos meses refez sua visão neoliberal sobre política econômica, é hoje o mais cotado para assumir o Ministério da Fazenda do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na semana passada, o nome de Henrique Meirelles chegou a ser fortemente cogitado para assumir a pasta, […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação/LinkedIn

O economista André Lara Resende, que nos últimos meses refez sua visão neoliberal sobre política econômica, é hoje o mais cotado para assumir o Ministério da Fazenda do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na semana passada, o nome de Henrique Meirelles chegou a ser fortemente cogitado para assumir a pasta, mas as declarações e as exigências do banqueiro fizeram com que seu nome esfriasse.

No caso de Lara Resende, a avaliação entre aliados de Lula é que, nos últimos meses, o economista tem dado posicionamentos mais alinhados ao plano de governo do presidente eleito.

Vale lembrar que o economista também participou de algumas reuniões com Lula e os assessores econômicos do petista durante a campanha eleitoral. Atualmente, André foi chamado para fazer da equipe de transição para o novo governo.

Além de tudo isso, outro fator analisado é que André Lara tem um perfil bem menos ortodoxo do que o próprio Henrique Meirelles, que presidiu o Banco Central nos dois primeiros governos de Lula (2003-2010).

“Lula quer no primeiro ano garantir a geração de empregos e melhorar a renda dos trabalhadores, e isso só é possível com medidas um pouco mais ousadas [por parte do Estado] e menos ortodoxas”, disse um interlocutor do PT.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Donizeti

08/11/2022 - 06h05

O política econômica tem o poder de distribuir renda com políticas de governo simples assim um ex e manter o dólar a $3,50 Blz

Paulo

07/11/2022 - 23h21

Sempre que vejo esses “economistas” vaticinando sobre o futuro, confesso, lembro-me de Santo Agostinho, doutor da Igreja, ao se referir aos “matemáticos” (como se dizia na época dos adivinhos, prestidigitadores). Não sabem nada e julgam saber tudo, ou enganam aos incautos. Vendem ilusão…”A Matemática é como um moinho de café que mói admiravelmente o que se lhe dá para moer, mas não devolve outra coisa senão o que se lhe deu. (Faraday)”

EdsonLuíz.

07/11/2022 - 17h09

Ladrões não podem governar o país!
jair bolsonaro não pode!
Lula, igualmente, não pode!

Um pai, querendo que o filho não use cocaína, não pide ele usar cocaína. Que autoridade o pai tem para orientar o filho sobre evitar drogas se ele usa?

Do mesmo modo com um presidente da república: o que alguém que votou em Lula ou bolsonaro vai falar para o policial corrupto, para o médico e o administrador hospitalar corrupto, para o diretor de escola corrupto?

O que Lula ou bolsonaro vão falad para o senador corrupto, para o deputado corrupto, para o prefeito corrupto?

Corrupção não é normal! Corrupção não pide ser normalizada!

E isso se ainda fosse só por corrupção, mas quantas pessoas morreram na pandemia de Covid19 por causa da incompetência de bolsonaro? Quantas pessoas perderam emprego e caíram na miséria, abandonaram estudos, abandonaram tratamento de saúde por causa da crise econômica gravíssima que o PT criou com os seus erros técnicos e morais.

Progressistas são vocês? Vocês que exatamente ss opoēm ao mundo progressista? E se opõem a partir de merda nenhuma, porque não é possível formular teorias sociais e econômicas artificiais e vocês acreditam nesses delírios de seus vaqueiros e capatazes?

Eu acho bom que técnicos competentes ajudem qualquer governo incompetente, oara evitar o pior, ainda mais quando eles têm bilhões de recursos de empresas e pessoas físicas, incluindo pequenas somas até de empregafas domésticas sob sua gestão.

Mas votar nessa gente eu me nego! Os partidos políticos precisam ser sérios e tomarem providências em relação a seus corruptos. Não é, José Dirceu?

Alexandre Neres

07/11/2022 - 15h36

Quem estiver disposto a conhecer esse cabotino além das suas arengas, basta ir lá na seguinte matéria aqui ao lado nesse mesmo blogue: “ALTMAN AVALIA RISCO DE GOLPE NO BRASIL APÓS VITÓRIA DE LULA”.

Nas eleições mais importantes do país, na disputa renhida entre democracia e barbárie, ele optou pela barbárie, apesar de se autoproclamar progressista, democrata e com valores humanistas. Enquanto Armínio Fraga, Pedro Malan, Pérsio Arida, Edmar Bacha, André Lara Resende, Elena Landau e Amoêdo optaram por Lula pelo fato de que daqui a 4 anos haveria novo pleito dentro das regras democráticas, esse cabotino se omitiu desavergonhadamente.

É cringe, Edson!

EdsonLuíz.

07/11/2022 - 14h32

Dilma, Aécio e seus destrambelhamentos são tudo bomba, Marcus.

Eu não estou preocupado com Dilma e Aécio. Estou preocupado com a repetição das irresponsabilidades, que resultam no que nós vimos, com o povo mais pobre entrando em grande dificuldade.

Se andaram lhe contando que a maior recessão da economia foi por causa de ninharias em um período de alguns meses, esqueça. Uma recessão como esta (escrevo “esta” porque suas consequências ainda estão aqui, e vivíssimas), que é a maior, a mais demorada e que está se mostrando a mais difícil de resolver, não se cava em alguns meses. É precisso anos e anos de erros grosseiros acumulados para ter um buração tão grande assim e cheio de fome, doença e desemprego.

Só em 2014 a presidenta Dilma enviou um orçamento que previa R$15.000.000.000,00 (quinze bilhões de reais) a menos para a saúde. Quantas pessoas morrem sem tratamento quando isso acontece?

EdsonLuíz.

07/11/2022 - 14h16

Os recursos para o Auxílio Brasil, na exata medida da complementação para o pagamento de R$600.00, estes recursos e alguma sobra, a mínima necessária para mais inclusões no programa durante o ano de 2023, isto precisa aprovar. E só!

Está havendo muito barulho sobre a PEC de gastos que está sendo negociada. O aumento de gasto que é realmente inevitável neste momento, independentemente da situação fiscal do país, é esse gasto com o “Bolsa-Escola”, ou chame de “Bolsa-Família” ou “Auxílio Brasil”.

A aprovação desses recursos pode ser acordadada sem barulho por Fernando Henrique, Lula e bolsonaro, como política de Estado e não como biombo eleitoral, como os dois populistas tratam. Na foto do entendimento podem sair os três juntos –Lula, bolsonaro e Fernando Henrique– e a promessa de pararem com a brincadeira de mau gosto de ficarem mudando o programa de nome para se tornarem dono, usando uma coisa tão dramática que é a fome e os que a sofrem.

Eu acho que zera a brincadeira de troca de nome se voltarem ao nome inicial do programa, “Bolsa-Escola”, e voltarem a localizar o programa no Ministério da Educação, onde Fernando Henrique o localizou e de onde nunca deveria ter saído, muito menos para o gabinete da presidência.

EdsonLuíz.

07/11/2022 - 11h41

Renda e trabalho são função da produtividade!

Se o PT repetir as aventuras tresloucadas na economia que passou a aplicar a partir do 2° mandato de Lula e aprofundou nos mandatos de Dilma, gestará mais uma vez uma recessão econômica muito grave e levará novamente à perda de produtividade e perda de competitividade, com mais uma vez queda de salário e renda, que foi caindo aos poucos e depois a queda se acelerou a partir de 2015. O quadro econômico criado pelo PT foi bem grave e suas consequências persistem até hoje.

Com a saída do PT, mudanças feitas na gestão de Temer por Henrique Meireles na economia e a aprovação da reforma trabalhista meia-boca e também a aprovação do teto de gastos amainaram um pouco a tragédia-PT na economia. Mas na sequência veio jair bolsonaro, que nada fez de mudança estrutural na economia para melhorar e ainda, neste último ano de governo, repetiu Dilma e o PT em um aspecto, expandindo gastos para ganhar votos e continuar no poder.

A conta dos gastos do PT sem fundamentação das várias ferramentas da economia, inclusive a ferramenfa neo-clássica, que não é ideologia, essa Conta–Buraco do PT veio com o tempo e ainda estamos nesse buraco-PT. O buraco-PT hoje está mais fundo por jair bolsonaro, neste último ano, aplicar a mesma tragédia econômica que Lula2 iniciou e Dilma aprofundou.

É preciso aprender com os erros em algum momento: renda e trabalho são função da produtividade! É preciso abrir espaço fiscal para fazer investimentos, conquistar a confiança e dar um horizonte para a iniciativa privada e para o capital externo e aguardar mais investimentos e seu amadurecimento produtivo. Os empregos aparecerão em virtude das boas políticas. Gastar o que não tem financiando o gasto com emissão de dívida vai criar a sensação de que as coisas vão bem, um bando de ignorantes fanáticos vão ficar falando que as coisas estão bem e continuarão repetindo que estavam bem mesmo depois que os erros houverem provocado desabamento econômico e social.

Não entender ou não querer entender as prescrições das várias escolas-matrizes de economia, inclusive e neste momento notadamente a escola econômica neo-clássica (neoliberal, para você? Você fala “neoliberal” porque conhece ou você fala “neoliberal porque ouviu ser usada para xingar e repete e usa para xingar também?) servirá apenas para repetir a tragédia econômica que o PT criou no Brasil e bolsonaro agravou.

As consequência vêm depois. As dos erros do PT começaram a aparecer dentro do governo Dilma e estão aí até hoje e as consequência do bolsonaro — que repetiu no fim as mesmas do PT— começarão a aparecer já no ano que vem.

O buraco-tragédia na economia do PT e do bolsonaro é o mesmo buraco. O PT começou a cavar e foi bem fundo e bolsonaro afundou um pouco mais.

O PT do 1° mandato de Lula foi continuação do Fernando Henrique e tudo se manteve bem na economia, com reflexos até no 2° mandato de Lula e até mais. Aquelas virtudes econômicas, mesmo que com limitações e insuficiência (mas eu falar de fora é fácil), permitiram avanços em um monte de boas políticas. Depois, quase tudo foi jogado no buraco.

Lara Rezende é um bom pensador da economia. Ninguém dá conta de tudo e os gênios são poucos. O Pérsio Arida é um gênio! Mas não creio que seriam adequados hoje. Talvez um pouco mais à frente, quando já houver espaço fiscal suficiente para maiores investimentos, sim, com eles em decisões de panejamento ou mesmo no ministério do planejamento. Mas não na Fazenda!

Para hoje, Henrique Meireles é o melhor nome que o PT consegue. Armínio Fraga seria tão bom quanto e em algumas coisas seria melhor, mas Armínio o PT não absorve e ele provavelmente não aceita com o PT. Mas, se puder, vai ajudar com certeza.

Eu continuo achando que Lula, já agora ou mais à frente, vai chamar Carlos Kawall, que vai colocar um pouco menos de restrições a algumas maluquices do PT.

    Marcus

    07/11/2022 - 13h59

    Escreveu um caminhão e, convenientemente, esqueceu das travas e das pautas bombas que o congresso mandou pra cima do governo Dilma II a mando de Aécio/Cunha/Temer até conseguirem demolir em definitivo quaisquer saídas da crise de 2015, com vistas ao golpe de 2016! Nas palavras do Jucá: “Já falei com os militares, com o STF, com o congresso, com tudo…”


Leia mais

Recentes

Recentes