Durante o programa Profissão Repórter, na TV Globo, os jornalistas Caco Barcellos e Chico Bahia descobriram um suposto caso de assédio eleitoral por meio do cadastro de beneficiários do Auxílio Brasil. O flagrante foi feito no município de Coronel Sapucaia (MS) faltando menos de 48 horas para o segundo turno das eleições.
Um dos jornalistas que narra o programa em off diz que “ao ver Caco entrando no local, a assessora da secretária que falava veio a seu encontro e, ao ser questionada se a reunião teria a ver com a votação, afirmou hesitante: “Tem a ver de demonstrar o que o presidente e o governador estão fazendo pelas pessoas”. Após ser questionada, a mulher fiz “que tem que mandar as listas”.
Testemunhas confirmaram ao programa que as reuniões se iniciaram as vésperas do 2° turno do pleito “Antes não tinha essa reunião não. Disse que era para assinar o negócio do Bolsa Família. Aí ontem que eu ouvi falando que, quando acaba a reunião, o Rudi [Rudi Paetzold, MDB] dá R$ 50 para cada um. Rudi é o prefeito daqui”, disse uma beneficiária do Auxílio Brasil.
Marcus
04/11/2022 - 15h06
Gadinês, fazer o que se o outro lado não foi pego com a boca na botija? Forjar uma acusação como fez o Serjemorto?
Isabel
04/11/2022 - 10h57
Só esqueceram de mostrar os do outro partido tbm, ou vcs acham que o outro não fez a mesma coisa, nunca foi certo mas sempre existiu isso no Brasil, infelizmente…só não acho correto acusar só um…para ter credibilidade tem que ser imparcial, e isso na globo já não acontece a muito tempo.
Alexandre Neres
02/11/2022 - 20h51
Kleiton Kleiton, não estava me referindo a você, mas, sim, ao Kleiton Zulu. Para mim, a questão não é bem esta. Não me preocupo com o que você fale ou deixe de falar, como com qualquer outro troll/bot.
Porém, confesso que tenho um prazer de te rechaçar por meio de argumentos, de tripudiar sobre as besteiras que você não se cansa de falar, expondo a sua mediocridade, e também de apontar seus erros crassos de português. Não me leve a mal, espero até que tenha esportiva, devido às suas sucessivas derrotas. Não é nada pessoal, talquei?
EdsonLuíz.
02/11/2022 - 20h26
Não sei se é para sentir pena ou raiva dessa gente-gado.
Em um tempo eles xingam Gilmar Mendes, no outro o idolatram, depois podem passar aos xingamentos novamente;
Em um tempo xingam o Fernando Henrique, no outro o idolatram, depous podem passar ao xingamento novamente.
E assim eles vão.
Você assiste a cena e vê que a reação destemperada, conveniente, burra e arrogante é porque se vê contrariada com a denúncia das venalidades de seus queridos vaqueiros ou dos fazendeiros, seus donos.
Dá pena. Mas dá raiva também.
Kleiton
02/11/2022 - 19h56
Alexandre Neres, eu falo o que eu quero e vc tambem, a regra è essa.
Caso vc nao gostar do que escrevo é sò passar além…
Saulo
02/11/2022 - 18h15
É o país da impunidade, do eterno oba obá, da falta ou excesso de regras,… a política se mistura com o judiciário e um idelogias porca para explorar a pobreza e o analfabetismo e a merda tá feita.
É um país trágico, uma perca de tempo.
Alexandre Neres
02/11/2022 - 17h22
Kleiton, seu analfabeto jurídico, você deveria guardar para si suas opiniões destituídas de qualquer fundamento. Fachin, da República de Curitiba, depois de anos a fio sacou a chicana da incompetência para tentar livrar o parça Serjo Morto de ser julgado como suspeito e parcial, nulidade das mais graves, mas não logrou êxito no seu afã. Se você tivesse um pingo de noção do tema, saberia que no campo progressista o assim chamado petisco jurídico é considerado um fiasco, ao ter indicado basicamente ministros tucanos para o STF, à exceção de Lewandovski, cujas posições garantistas estão próximas deste campo. No entanto, os ministros que tiveram peito para tomar medidas em observância ao estado democrático de direito e para combater o desacato à Corte foram dois antipetistas históricos, quais sejam, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
Edson, fico assustado ao ver você desfiar sua ignorância sem pejo. Sua classificação a respeito dos ministros do Supremo é hilária. Como pode uma pessoa ter uma imaginação tão fértil? Seu único acerto foi enquadrar no mesmo grupo os três luíses, só faltou dizer que é o grupo demodê formado por lavajatistas empedernidos. Acho que você deveria pegar a máxima a seguir e emoldurar na parede, haja vista a passada de pano para dois aliados inseparáveis de Salnorabo (cadê a técnica desses papalvos?), enquanto Toffoli impediu Lula de velar seus entes queridos: “O grupo Nunes Marques/André Mendonça, é a aplicação política da técnica, do mesmo modo como faz o grupo Lewandoviski/Toffoli/Gilmar, só que em outra chave”.
Edson, deixe de ser um fariseu do sepulcro caiado e se alie de uma vez aos bolsonaristas. Faça jus ao papelão que você adotou o tempo inteiro nas eleições de 2022, marcada pela luta entre a civilização e a barbárie. Será que você não se dá conta do serviço que prestou, do partido que tomou? Ora bolas, vocês estão juntos e misturados. Será que você pensa que consegue enganar alguém com esse discursinho? Lembre-se que o Tio Rei afirmou com todas as letras que todo moralista é reacionário.
Kleiton
02/11/2022 - 17h15
Quem decide as eleições no Brasil é esse pessoal do pula pula atrás dos carros de som, a maioria jovens entre 16-24 anos sem a mínima noção do que estão fazendo, são milhões no NE
https://www.instagram.com/reel/CkMxulFgv6R/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Alegramente explorados há décadas com eternas promessas…
Zulu
02/11/2022 - 16h51
Fatos Vs. Narrativas…
Eventual rachadina de 20 anos atrás é incomparável ao mensalão, petrolão e mais um monte de merda para ficar no poder e nunca mais sair. Se condena eventualmente o que tem na mesa e não o que não tem.
Ridículo é estar aqui hoje discutindo isso, que só favorece quem tem interesse que seja re discutido e tentar revirar a história.
O atraso é isso…saiu dos trilhos já era é desse jeito que se vai pra frente e não como acontece nessa plantação de banana, não tem outro jeito. Hoje a gente deveria estar discutindo outras coisas.
Alguém meteu a mão nas condenações dessa facção para que o chefe pudesse ser candidato, fez oposição constante ao atual Governo, censurou, abriu inquéritos para intimidar e censurou novamente agora antes das eleições…sem que isso esteja escrito em lugar nenhum da constituição.
Está tudo claro a luz do sol, o silêncio de uma parte politca a respeito disso tudo é a clara confirmação.
Sabem muito bem que o STF se tornou oposição desde que esse tal de Bolsonaro foi eleito e por isso ficam calados… pergunte ao Bonner….
Felipe
03/11/2022 - 11h40
Zulu, tu és a prova de quanto o Bolsonarismo é limitado e ignorante. Quando cheguei na parte que vc trata do Foro de São Paulo, minha paciência foi esgotada. Puxar discurso Olavista é mais do que definitivo para provar a alienação (para não chamar de demência). Acredito que está faltando pasto para vc se nutrir. Fora Bolsonaro, fora bolsonarista. Desejo que todo sofrimento que o Brasil passou nos últimos 4 anos seja devolvido para seu Micto, para vc e todos os apoiadores desse avô que vcs chamam de Mito, avô-mito… vômito. Voltem para seus buracos, de onde n deveriam ter saído.
EdsonLuíz.
02/11/2022 - 16h32
Zulu,
Eu acho muito bom quando alguém tem boas ingenuidades; o que eu não acho bom é quando a pessoa, arrastada por ideologismos, passa a ter certas dificuldades para classificar, avaliar e fazer juízos adequados.
E essas dificuldades criadas por ideologismos atingem igualmente quem quer se posicionar mais na ponta da direita do mesmo modo que atinge quem quer se posicionar mais na ponta da esquerda.
Lula tem de seus vícios e falcatruas, e muitos deles são escabrosos;
jair bolsonaro, do mesmo modo que Lula, tem também dos seus vícios e falcatruas, muitos deles igualmente escabrosos.
Ao ganhar referências consistentes, livres do que o ideologismo pode ocultar, a ingenuidade tira férias e a pessoa ganha melhor visão e ângulo para apreender a realidade de modo adequado e consistente.
O que eu vejo como limitador não é quando a pessoa parte da ingenuidade para tomar posição. O que eu vejo como limitador é quando a pessoa parte do ideologismo.
Mas o que importa são as referências que se usa para ter conclusões menos erradas.
No ambiente do STF, quanto à tecnicalidade jurídica e o uso que é feito dessa tecnicalidade, nenhum alinhamento há entre Edson Fachin e Ricardo Lewiandoviski.
Um maior alinhamento tecnico-jurídico ali fica mais assim:
▪Luiz Barroso/Edson Fachin/Luiz Fux;
▪R. Lewiandoviski/Dias Toffoli/Gilmar Mendes;
▪Nunes Marques/Andre Mendonça;
▪Rosa Webber/Carmem Lúcia;
▪Alexandre de Moraes.
Destes, os três listados primeiro, Barroso,Fachin e Fux, são defensores de que a técnica não seja descumprida, mas também que não seja usada para, de um lado, aliviar para criminosos e do outro lado, sendo invertida, criminalize quem tem valor.
Já o grupo Lewandoviski/Toffoli/Gilmar Mendes operam interesses políticos dependendo do que os junta. Gilmar tem (ou tinha) completo pavor do PT e anos atrás, quando agia politicamente, como faz, era para prejudicar o PT até injustamente, por raiva que ele tinha do PT. Depois, quando Gilmar descobriu que ele mesmo e a esposa eram investigados pela Lava-Jato, fez aliança espúria com os ministros petistas contra Delagnol e Sérgio Moro. Os ministros petistas e Gilmar fizeram essa aliança um tanto por proteção político-jurídica comum e um tanto por vingança contra a Lava-Jato. Fazem isso ainda.
A ação articulada destes dois trios seguem:
▪O 1° grupo, a aplicação da técnica associada a uma política que garanta direitos, mas sem causar impunidade;
▪O 2° grupo, a aplicação da política associada a uma técnica que resulta em impunidade.
Carmem Lúcia e Rosa Webber são juridicamente competentes, mas, não tendo grupo no STF, também não têm força. Suas decisões são muito boas quando solitárias e, quando em turma, nem sempre eu acho boas.
O grupo Nunes Marques/André Mendonça, é a aplicação política da técnica, do mesmo modo como faz o grupo Lewandoviski/Toffoli/Gilmar, só que em outra chave;
E o Alexandre de Moraes é, no STF, um lobo solitário, mas que não cede a interesses e dá conteúdo extritamente técnico às decisões. Mas Alexandre Moraes tem mentalidade de super valorizar a decisão jurídica e por isso várias vezes se excede no combate a aspectos sociais de natureza política e civil, como aconteceu algumas vezes no combate de manifestações de opinião por parte de pessoas e instituições, Repressão a jornais e jornalistas, inclusive.
Mas ele, faz, basicamente, um bom trabalho de contenção de abusos, como quando combate manifestações de ódio e desrespeito e, principalmente, quando combate estímulo à violêncja física e política.
Sinto ter contrariado você em muitos pontos, mas eu acho que a minha análise desarmada e afastada de lados é uma homenagem à ingenuidade, em contraposição à cegueira dos ideologismos. E quando os juízos são informados por interpretações desarmadas e consistentes, a ingenuidade tira férias e deixa a racionalidade pensar.
Zulu, eu acho um abuso escolher um picareta para normalizar e, no entanto, fazer a normalização de outro picareta igual.
É um abuso normalizar jair bolsonaro. o que faz jair bolsonaro não pode ser normal. Mas do mesmo modo Lula e sua corrupção e outras canalhices também não podem ser normalizadas.
Não se trata de simetrias e equivalências, porque ninguém é equivalente ou simétrico, mas de condenar igualmente RACHADINHAS e CORRUPÇÃO.
Zulu
02/11/2022 - 15h09
Édson: https://youtu.be/UCAXMM8UWrs
Fachin é um militante puro do PT, Lewantrotsky tambem, quase todos lá dentro são.
Não conseguiram tomar o poder na cara dura, a constituição permitiu aparelhar, os imbecis dia brasileiros elegeram a mesma quadrilha por anos e obviamente não perderam a ocasião.
Onde deu para meter a mão pelo poder e dinheiro a meteram.
Não seja ingênuo…
Zulu
02/11/2022 - 14h57
Edson,
o STF trabalho dia e noite primeiro para tirar Lula da cadeia e em seguida para torná-lo elegível.
Todas as instâncias a primeira coisa que fazem e verificar se alí mesmo é lugar competênte para julgar o processo e STF não tem nada a ver com isso, é a forma que Fachin e Lewantrotsky acharam para completar a obra e anular tudo.
Há 20 anos de aparelhamento do STF, uma ideologia nefasta e um país facilmente exploravel atrás disso, não seja ingênuo…
O Foro de São Paulo não existe a toa…todos lá querem imitar Fidel Castro, alguns já conseguiram…. não seja ingênuo, vc não vive no Luxemburgo, nem na Holanda ou na Suissa…
Alexandre Neres
02/11/2022 - 13h59
Prezados, prestem atenção nessa ideia fixa, doentia e obsessiva. Até numa matéria como esta, do brilhante jornalista Caco Barcellos. A que se presta essa tentativa esdrúxula de estabelecer falsa simetria?
Para entendermos como chegamos ao fundo do poço, temos que compreender que jabuti não sobe em árvore. Ou alguém o pôs lá ou foi enchente.
O gado não serve de base. Não tuge nem muge. Está perdidinho com os sinais ambivalentes de seu duce. Seu reacionarismo grotesco o levou a um beco sem saída. Quem não sabe perder, não sabe ganhar.
Para entendermos a ascensão de Bolsonero e do bolsonarismo, faz-se mister observar o posicionamento da direita conservadora. Não raro, deixam entrever seu golpismo. A forma com que naturalizaram as sandices do mitômano ao longo de todo o tempo, com desculpas as mais esfarrapadas, contribuiu sobremaneira para que o napoleão de hospício pudesse ir cada vez mais longe nos seus arroubos autoritários.
Gente, pra se ter uma ideia, as Organizações Globo atualmente situam Serjo Morto na bancada bolsonarista radical e ideológica, juntamente com Nikolas Ferreira, Carla Zambelli, Magno Malta e Damares, que prometem fazer um barulho danado.
Faz parte. Enquanto os cães ladram, a caravana passa. Daqui a pouco o mundo assistirá maravilhado, atendendo ao convite do presidente do Egito, as metas ambiciosas para a preservação da Amazônia propostas por um novo Brasil surgido das cinzas, numa delegação composta por Simone Tebet, Marina Silva e liderada pelo Presidente Lula.
EdsonLuíz.
02/11/2022 - 12h40
Fora jair bolsonaro!
▪Quem ganhou para presidente foi um condenado por corrupção? Foi!
▪Ele foi muito condenado?Sim : foi condenado por nove juízes que julgam provas, em 3 tribunais diferentes. Foi uma condenação por corrupção à unanimidade! E pelas provas!
Mas há falhas e atalhos na lei brasileira que anulam provas de crimes, mesmo não sendo provas forjadas ou inventadas e que por isso tenham sido confirmadas em dois tribunais que funcionem em turmas colegiadas.
E esse foi o caso de Lula em alguns processos.
O juiz inicial da ação que condenou o presidente eleito cometeu erros referentes ao rito do processo e isso no Brasil não é saneado para que seja feito novo julgamento com as mesmas provas. Is8so, de apenas descumprimento de ritos que poderiam ser saneados, no Brasil é suficiente para anular provas legítimas de crimes e anular as penas. Embora não anule os os julgamentos, os efeitos punitivos ficam anulados e, para punir, só providenciando novo julgamento com outras provas.
O tempo passou, passou, passou; processos mudaram de varas de julgamento; Lula completou idade que reduz em metade o prazo de prescrição para condenação, o prazo dos processos de Lula prescreveu e um novo julgamento não mais pode ser feito.
É um absurdo, mas todos temos que nos conformar e lutar para mudar essas leis, que foram feitas para beneficiar gente que tem muito poder econômico e político e assim deixá-los impunes. Nos casos de Lula nós não podemos fazer mais nada.
Pelas nossas leis, podem ser anuladas as medidas punitivas de processos em que haja descumprimento de ritos processuais e o condenado, do ponto de vista legal, passa a ser considerado inocente e pode concorrer até à presidência da república.
Se ele, infelizmente, for eleito, temos que respeitar o processo e aceitar.
E se não fosse só isso, jair bolsonaro, você…quer dizer, o seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, no caso das RACHADINHAS, aplicou O MESMO artifício que beneficiou Lula e reivindicou o impedimento de seu julgamento por um juiz ter descumprido ritos dos processos.
jair bolsonaro, o que VOCÊ fez depois?
▪Depois que anularam o processo das RACHADINHAS de Flávio Bolsonaro por descumprimentos processuais por um juiz –o mesmo mecanismo que deixou Lula impune e, para efeitos legais, inocente– você decretou sigilo dos documentos contra seu filho por…100 ANOS!
Você mesmo, jair bolsonaro, é denunciado com indícios bem fortes de praticar inúmeras falcatruas! E o que costuma fazer? Costuma decretar sigilo por 100ANOS dos documentos que podem servir de provas contra você.
OK! Ganhou um condenado por corrupção e isso deveria ser inadimissível…
▪Mas, e se houvesse ganhado você, jair bolsonaro? Me fala: o que mudaria nesse sentido se houvesse ganhado você?
Fora jair bolsonaro!
Edson Luiz Pianca.
Alexandre Neres
02/11/2022 - 11h03
Tudo ao mesmo tempo agora.
A casa caiu!