Menu

O bloco de centro-liberal que será chamado para compor o governo Lula

Além de definir a equipe econômica do seu governo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também vai reservar os próximos dias para mapear a composição da base aliada no Congresso Nacional. Como foi eleito sem maioria nas duas Casas Legislativas – embora tenha liderado uma Frente Ampla – Lula compreende a necessidade […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert

Além de definir a equipe econômica do seu governo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também vai reservar os próximos dias para mapear a composição da base aliada no Congresso Nacional.

Como foi eleito sem maioria nas duas Casas Legislativas – embora tenha liderado uma Frente Ampla – Lula compreende a necessidade de preparar sua base de apoio por bloco partidário, em vez das bancadas temáticas.

Com isso, o chamado bloco de centro-liberal, formado por MDB, PSD, PSDB e Cidadania, será chamado para compor o Governo Federal, a partir de 2023. Vale lembrar que o presidente Lula foi eleito já com uma aliança de outros 10 partidos.

A avaliação é que as bancadas dessas legendas serão suficientes para compor uma base social-liberal do governo Lula com perspectiva de 240 deputados, por exemplo, e sem a necessidade de adesão automática do Centrão tradicional, formado pelo bloco PP, PL e Republicanos.

“O presidente Lula vai assumir o governo com mais maturidade, mas ao mesmo tempo consciente de que a situação do país é muito diferente de quando ele pegou em 2003, tanto econômica quanto politicamente, por isso essa necessidade de ampliar a base política”, disse uma integrante da equipe de Lula.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lanterna dos Afogados

01/11/2022 - 14h57

Interessante observar a grita dos indecentes aqui e acolá, enquanto lá o bolsomico a que tanto devotam, pressiona o STF para inédita e inacreditável reunião plenária consigo, para tratarem…, para tratarem…, para tratarem…, para…, sabe-se lá o que, não é mesmo?

Será pelo bem do Brasil?
Será pelo bem dos brasileiros?
Será pelo bem dos evangélicos?
Será pelo bem dos ‘caminhoneiros’?
Será pelo bem da ‘PRF’?
Será pelo bem dos ‘cantores sertanejos’?
Será pelos motociateiros?
Será pelo agronegócio?
Será pelos garimpeiros na Amazônia?
Será pela economia?
Será pela bandeira verde-amarela jamais ser vermelha?
Será pela sagrada família?
Será pela Pátria acima de tudo?
Será pelo Messias acima de todos?
Será pelo respeito a Constituição?
Será o Benedito ou…
Será aquilo que todos sabem e 100 anos de sigilo escondem?

Como?
“Chantagem para devolver o Brasil”, não pode ser…
Aí, só rindo pra não chorar por tanta devota ignorância alheia.

Será o Benedito?

Dr MacPhail

01/11/2022 - 13h48

E os esperneios continuam, cada vez mais ligeiros e divertidos para os que apreciam, ao perceberem que definitivamente o que restou-lhes à mão foi o Mico e nada mais, finada a eleição.

E por falar em finada, amanhã é dia de finados, enquanto em plena véspera, outro tipo de finados, o dos mortos-vivos políticos, pelos quais esgoelam-se os devotos em derradeiros suspiros e queima de pneus para atravancarem estradas, a sonharem com a impossível ressurreição do morto, à espera da definitiva saída de cena do dito Messias, ora Mico e a volta dos devotos à mediocridade costumeira, de onde jamais deveriam ter escapulido com ajuda de inescrupulosos de sempre.

Livre espernear é só espernear.

Valeriana

01/11/2022 - 13h13

Afastar quem mete as maos no dinheiro publico (que é infinitamente grave do normal se tratando de um presidente da republica) nao é o basico do basico de qualquer sociedade civilizada…?

Qual é a dificuldade de fazer isso eu nao consigo entender ?

Ou hà uma ideologia que se nutreda pobreza e do analfabetismo de milhoes de pessoas para sobreviver que nao deixa ?

    Nelson

    01/11/2022 - 22h35

    Minha cara.

    Vocês já desfrutaram dos 4 anos de fama e glória ao qual não faziam jus, ao qual não tinham direito. Para terem esses 4 anos de fama e de glória, vocês aplicaram um segundo golpe ao povo brasileiro.

    Se dizem amantes da democracia, mas conspurcaram o Estado Democrático de Direito e prenderam Luís Inácio da Silva sem provas, para “tirá-lo da jogada”, e evitar que ele ganhasse de vocês já na eleição de 2018.

    Portanto, vou te repassar a recomendação que era dada há um bocado de anos, “nos meus 20 anos de boy”, ao pé do ouvido daqueles que estavam importunando, azucrinando a vida dos outros: “faz que vai cagar e te arranca que tu não tá agradando”.

    Faças o favor de repassar essa recomendação a cada bolsominion.

Saulo Nunes

01/11/2022 - 12h35

A Globo também deu os Parabéns ao Lula, fizeram até uma linda comemoraçào domingo, tem as imagens na internet.

Galinzé

01/11/2022 - 12h33

Todos sabem que Lula é um rato mas foi eleito mais ou menos bananicamente (não interessa a ninguém do que acontece no Brasil, ninguem entra no merito do que acontece aqui), não faz diferença nenhuma para outros países quem ganha ou não.

Qualquer um que tivesse ganhado seria comprimentado por outros chefes de estado, até Topo Gigio que tambem é um rato mas não é imundo como Lula…kkkkkkkkk

Alexandre Neres

01/11/2022 - 12h22

Prestem atenção aos recados dados pelo Ocidente dito civilizado, comprazendo-se com o resgate da democracia brasileira, assim como com que, daqui pra frente, acabou a mineração em terras indígenas e para júbilo do mundo inteiro a Amazônia será preservada, pois acabou a terra sem lei dos cachorros loucos e assassinos, que estão nos seus estertores.

O cientista político Mathias Alencastro tratou do assunto na Folha:

“Numa sucessão de gestos de engajamento sem precedentes, Washington enviou o secretário de Defesa a Brasília em agosto, aprovou uma resolução em defesa da democracia no Brasil no Senado e, na semana passada, ventilou a possibilidade de indicar Jack Sullivan, uma das mais altas patentes do Estado, para acompanhar a transição em Brasília.

Os chefes de governo de Portugal e Espanha foram ainda mais longe e assumiram o risco de declarar apoio a Lula na reta final da campanha, e a União Europeia manifestou em diversas ocasiões o seu compromisso com o processo eleitoral brasileiro.

Essa decisão foi atestada pelo deslocamento de um sem número de deputados europeus ao Brasil no segundo turno. Os últimos dias deixaram evidente que a preservação da democracia brasileira é uma questão de sobrevivência para as democracias do mundo inteiro.”

Vamos ver como se posicionaram rapidamente os líderes mundiais, emitindo sinais na mesma direção que devem ter algum significado subentendido para bom entendedor, é claro, não para o gado:

Emmanuel Macron, presidente da França

“Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, disse o líder francês no Twitter.

Olaf Scholz, chanceler federal da Alemanha

“Parabéns a @LulaOficial por sua eleição! Aguardo com expectativa uma cooperação estreita e confiável com o 🇧🇷 – em particular nas questões de comércio e de proteção climática”.

Joe Biden, presidente dos EUA

“Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros”, disse o líder americano num comunicado.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS)

“Parabéns e parabéns, @LulaOficial, por ser eleito Presidente do #Brasil 🇧🇷 mais uma vez. Nós da @OMS esperamos fazer parceria com você para defender a #HealthForAll, a equidade global em saúde, acabar com a crise climática e muito mais”.

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal

Em comunicado disse: “O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”.

Pedro Sánchez, premiê da Espanha

“Parabéns, Lula, pela sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro”, postou o chefe de governo da Espanha no Twitter.

Josep Borrell, representante da União Europeia para assuntos internacionais

“Os cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns @LulaOficial na sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado” disse o representante da União Europeia para assuntos internacionais.

Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

“Parabéns ao Lula pela vitória na eleição do Brasil. Espero trabalhar junto nos temas importantes para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais e promoção dos valores democráticos”.

Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda

“Parabéns a @LulaOficial por sua vitória eleitoral e desejo-lhe sucesso como próximo presidente do Brasil. Estou ansioso para aprofundar as fortes relações 🇳🇱-🇧🇷 e trabalhar juntos em desafios globais”.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

“Parabéns,@LulaOficial, pela sua eleição como Presidente do Brasil.

Estou ansiosa para trabalhar com você para enfrentar os desafios globais urgentes, da segurança alimentar ao comércio e às mudanças climáticas”.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial, fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”, postou em sua conta no Twitter.

Enfim, cada um que tire suas próprias conclusões.

Partagas

01/11/2022 - 12h21

Ninguem leu o curiculo desse elemento antes de votar ?

– Semianalfabeto
– Pluricondenado por corrupçào e lavagem de dinheiro em todas as instancias
– Semialcoolatra
– Lider dos maiores esquemas de roubo de cofres publicos da historia da humanidade
– Unico candidato a presidente que ja foi ex-presidiario do mundo odierno

Algo errado nao està certo…

    Nelson

    01/11/2022 - 23h25

    Sinto te dizer, meu chapa. Tu vieste aqui numa pose de sabe-tudo, mas tá demonstrando o quão fraco és e “pagando mico”, pelos seguintes motivos.

    Primeiro. Os processos que existiam contra Lula, nada menos de 26, foram todos anulados e, em sendo assim, não há, nunca houve condenação, lícita pelo menos.

    Segundo. Cito o caso de um ex-presidiário que se candidatou e foi eleito presidente: o grande Nelson Mandela. Aliás, foi preso da mesma forma que Lula: por meio de lawfare. Mandela ficou 27 anos preso, ilegalmente, devido a uma armação dos racistas da África do Sul.
    É incrível que queiras dar uma de douto e não saibas disso.

    Em tempo.
    Se tens real preocupação com “o roubo de cofres públicos”, deverias estar atentando para o seguinte. Ao serem inocentados, Lula e tantos outros que foram presos ilegalmente no âmbito da Lava Jato terão o direito de ingressar com ações de reparação de danos contra o Estado brasileiro.

    Assim, se tens verdadeiramente tal preocupação, deverias estar embalando uma campanha para fazer com que sejam os próceres da Lava Jato, Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e outros, a pagarem as milionárias indenizações e não o povo brasileiro que nada teve a ver com os desmandos dessa corja podre.

Uganga

01/11/2022 - 11h44

Hamas parabeniza Lula pela vitoria: “Lutador pela liberdade”

Deixe sua risada…kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Uganga

01/11/2022 - 11h40

O líder da Venezuela, Nicolás Maduro, usou as redes sociais, neste domingo (30), para celebrar a vitória de Lula (PT). Segundo ele, “hoje, no Brasil, a democracia triunfou”.
– Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste [dia] 30 de outubro, elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço – escreveu Maduro.

———————————————————————————-

Ditador de Cuba parabeniza Lula: “Grande vitória”
O ditador comunista de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória nas urnas neste domingo (30) por meio das redes sociais.
No comunicado oficial, o substituto dos irmãos Castro fala em unidade, paz e integração entre os países da América Latina.

Viva la Revolucion !! kkkkkkkkkkkkkkk

Que povo de idiotas sem presente e sem futuro….

Uganga

01/11/2022 - 11h38

Daniel Ortega celebra vitória de “irmão e companheiro” Lula
Ditador da Nicarágua se manifestou por meio de uma carta

– Com grande alegria celebramos sua merecida vitória, pedindo a Deus que lhe dê saúde, força e muito carinho para construirmos juntos e incentivarmos o futuro de seu grande país, o bem-estar das famílias, e continuarmos contribuindo para a busca da paz no mundo – disse o líder sandinista.

E’ inacreditavél o atraso desse lugar no ano de 2022…


Leia mais

Recentes

Recentes