Menu

Lula eleito: A vitória da civilidade finalmente chegou

O dia 30 de outubro de 2022 estará marcado para sempre na história brasileira como a data que deu fim ao pesadelo que durou quatro anos. Digo esse período porque ainda faltam dois meses para esse governo coalhado de ilegalidades e crimes chegar ao fim. A recondução de Luiz Inácio Lula da Silva, um cidadão […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert

O dia 30 de outubro de 2022 estará marcado para sempre na história brasileira como a data que deu fim ao pesadelo que durou quatro anos. Digo esse período porque ainda faltam dois meses para esse governo coalhado de ilegalidades e crimes chegar ao fim.

A recondução de Luiz Inácio Lula da Silva, um cidadão e filho do Nordeste que assim como eu e outros milhares de brasileiros desta região sabe das dificuldades enfrentadas antes de conquistar uma vitória, representa não somente a volta do PT ao poder, mas a esperança do povo trabalhador por dias melhores.

O 1° pronunciamento de Lula como presidente eleito foi além da reconstrução, ele reforçou a necessidade fundamental de pacificar o Brasil e governar para todos. Será uma tarefa árdua, pois Jair Bolsonaro e seus aliados racharam a sociedade brasileira nos últimos quatro anos com ódio, mentiras e morte.

De qualquer forma, mais de 60 milhões de homens e mulheres mandaram seu recado nas urnas. Venceu a esperança, a civilidade e o direito de ser feliz de novo. Já Bolsonaro, espero que tenha guardado bastante dinheiro para os advogados, pois a partir de 1° de janeiro de 2023, os tribunais lhe aguardam.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gatão

31/10/2022 - 16h20

50 anos de analfabetismo e atraso do NE ainda elegeram esses escapados de casa mas a direita hoje é uma realidade e afirmada em peso no Congresso… não é mais a encenação de fachada com os PSDB da vida.

Sá Pinho

31/10/2022 - 16h06

Noves fora o Brasil tornar a normalidade civilizatória (ufa!), ao livrar-se da mediocridade no rumo à insignificância, por adestrados, e rumo a responsabilidade criminal, por adestradores principais, durante à moda passageira, é assaz prazeroso poder apreciar esse imperdível ballet do esperneio Como Se Não Houvesse Amanhã, amplo, geral e restrito aos que lambuzaram-se na mediocridade sem filtro, impossibilitados de perceberem-se finitos, no que pensavam infinito.

Acabou!

E o que restou-lhes, fugazmente, é o consagrado direito ao livre esperneio, princípio básico do jogo democrático, onde o ‘jus esperneandis’ é direito adquirido, sem limites de qualquer natureza, portanto disponível aos medíocres desse limitado tempo, antes que recolham-se ou sejam recolhidos, conforme responsabilidades pelo ‘legado’ deixado, de forma que possam botar pra fora todo o engulho, o bagulho e se ainda restar, o que restou desse ‘orgulho’, sobretudo porque nós não apenas apreciamos o contorcido ballet, como batemos palmas para o espernear em ritmo adequado, sem cansar e sem medo de pensar-se adestrado para sempre.

Afinal, o espernear é livre como o pensar, é só espernear.

EdsonLuíz.

31/10/2022 - 14h58

Presidente por presidente, sendo Lula, fosse bolsonaro, tragédia menor ou tragédia maior, quanto à democracia muitos democratas resolveram, dentre as duas tragédias-candidato, escolherem uma que julgam tragédia menor. Assim, apoiaram Lula e não bolsonaro.

É claro que ninguém iria nem vai comunicar tão claramente assim a decisão de apoio, como também é claro que, entre esses dois, Lula realmente é uma tragédia menor.

Mas o que ilustra a farsa que é esses dois se venderem ou serem vendidos como democratas é uma declaração recente do corvo autocrata e carnívoro Vladimir Putin.

Vladimir Putim é símbolo da barbárie, do antiprogressismo, do esfolamento da liberdade com objetivos de impor tirania e de roubo de território a vários povos e de sequestro e mudança de cidadania de crianças ucranianas. Mesmo!

Todos viram, inclusive aqui em ‘ocafezinho.com’ o apoio imoral de petistas e bolsonaristas ao esfolamento da liberdade do povo ucraniano pela Rússia. Quantas vezes, aqui, eu tive que defender a civilidade contra esses bárbaros que se dizem progressistas, se dizem civilizados, se dizem democratas?

Vamos ao que Vladimir putin declarou sexta-feira: “Ganhando Lula ou ganhando bolsonaro, a Rússia terá um aliado no governo do Brasil”.

Aliados de bárbaros, bárbaros são!
Aliados de antiprogressistas, antiprogressistas são!
Aliados de antidemocratas, antidemocratas são!

E são cúmplices das atrocidades daqueles que eles apoiam!

Multilateralismo como política externa, sim! Vide os muitos governos brasileiros, inclusive e surpreendentemente até mesmo governos da ditadura militar. Mas cumplicidade com ditadores e ditaduras, a ponto de devolverem vítimas dessas ditaduras para serem torturadas por seus regimes truculentos, não!

Quanto à economia, o que bolsonaro veio fazendo no último ano e meio e Paulo Guedes foi deixando ele fazer nada tinha de liberalismo e nem de responsabilidade.

O que bolsonaro fez foi expansão de gasto sem avaliar expectativa de realização futura de receita e dar benefícios a setores menos vulneráveis. Quando bolsonaro deu benefícios para vulneráveis foi para tirar proveito eleitoral. Portanto, o que bolsonaro fez foi repetir quase na íntegra a desastrosa política econômica própria do PT, que também foi a política econômica feita no governo Geisel.

Os problemas do buraco econômico que bolsonaro aprofundou vão começar a aparecer no ano que vem e nos próximos. Do mesmo modo como quando o PF começou a cavar esse buraco. Os problemas aparecem depois.

A expectativa de gente como Malan, Armínio, Pérsio Arida e Edmar Bacha é de que Lula, não tendo outra opção senão sanear um buraco econômico que ele mesmo começou a cavar a partir do seu 2° mandato e foi aprofundado por Dilma e por jair bolsonaro (com um intervalo no governo Temer, com Henrique Meireles na economia), assuma na prática e de fato a responsabilidade fiscal de que tanto fala e que só teve efetivamente no seu 1° mandato.

Mas eu não creio que Lula coloque uma equipe econômica exatamente para barrar ele próprio, o Centrão e o PT de voltarem a cometer aventuras econômicas.

Nos dois primeiros anos Lula terá que trabalhar com o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, um liberal de verdade e um excelente quadro econômico que tem mandato até 2024. Com Campos Neto no Banco Central Lula não vai se arriscar às contramedidas técnicas do bom profissional de economia e vai fazer tudo certo. Mas depois, quando o presidente do Banco Central for trocado, tudo o que vimos acontecer na economia a partir de 2006/2007 e levado aos limites nos anos seguintes pode voltar a acontecer com o mesmo grau de irresponsabilidade.

Minha aposta paraMinistro da Fazenda indicado por Lula: Carlos Kawall.

Mahmud A-Mumminun da Silva

31/10/2022 - 13h45

687 mil mortos de covid
750 mil mortos de síndrome respiratória agura (possivelmente covid)
33 milhões de famintos (a população total da Venezuela é 29 milhões)
30 milhões de doentes
Pra você que se diz cristão, mas vota num genocida: Deus vai deixar isso impune?
No dia 2 de janeiro, quando forem levantados os sigilos – e ficar provado que o miliciano genocida tomou a vacina lá em 2020… ninguém mais votou nele.
Como foi na Alemanha Nazista. Em 1945, após o mundo testemunhar os campos de extermínio, já não havia mais nenhum nazista na Alemanha.
Nos 15 anos de governo PT:
– ergui 2 casas
– comprei 2 apartamentos
– fiz uma poupança que hoje ultrapassa 200 mil reais
– fiz 2 cursos superiores
– fiz especialização, mestrado e doutorado (tudo público)
– fui professor de 3 universidades
– passei em 3 concursos públicos
– troquei de carro 3 vezes
– fiz 6 viagens internacionais – incluindo França, EUA, Áustria, Alemanha, Itália e Canadá
Nos 4 anos de (des)governo Bolsonaro: morte, doença, fome e ameaça.
Falaí bolsonarista: o problema nunca foi corrupção, né? O problema é racismo, misoginia, inveja, recalque, ressentimento com a felicidade alheia. Daí a a fuga natural é se esconder atrás da religião. E por falar nisso: vocês que votaram nesse monstro ontem, não duvidem: as mãos de vocês estão sujas do sangue de 687 mil vítimas.

Alexandre Neres

31/10/2022 - 13h44

É muita alegria resgatarmos a democracia e mandar essa turba ignara de volta pro esgoto de onde nunca deveria ter saído.

Foi a eleição mais difícil que já existiu. Pela primeira vez um presidente consegue não ser reeleito, o cara tem que ser muito ruim pra conseguir tamanha proeza. Detalhe: se ganhar roubando já é feio, perder roubando é o ó. Nenhuma eleição seria a mesma se o governante de plantão daqui pra frente utilizasse o expediente rasteiro de comprar votos por meio de emergência fake, distribuindo dinheiro a rodo e infringindo a lei eleitoral, além de um bolsonarista empedernido diretor-geral da PRF inventar operações no Nordeste pra impedir ou dificultar os eleitores de votar.

A vitória não foi pequena. Tirar essa escumalha fascista do governo não tem preço. Ainda bem que existe Lula, o nosso Mandela. O Brasil só passou a ter uma oposição de fato quando Lula voltou ao proscênio da política brasileira. Se não existisse Lula, decerto perderíamos as eleições, porquanti o jogo foi bruto. Só pelo que Lula simboliza e estava incrustado na alma do brasileiro, foi possível derrotar o inominável, que possui um certo talento em se comunicar com o povo e tem um bunker poderoso do ódio para disseminar fake news. Qualquer outro candidato, por melhor que fosse, seria derrotado por uma máquina que tava atropelando tudo. Isso também é preocupante, pois Lula é um senhor de 77 anos. Precisamos urgente de formar novas lideranças para o campo progressista e também para o campo da centro-direita, para isolar de vez esses grosseirões incultos que desgovernaram o país estes últimos anos.

Kleiton

31/10/2022 - 12h44

E essa..https://www.instagram.com/reel/CkWW3jopzbt/?utm_source=ig_web_copy_link

Oba oba…bora pular atràs do trio eletrico….Kkkkkkkkkkkkkkkk

E’ triste ver a canalhice com a qual 4 vermes exploram as pessoas sem o minimo pudor por um projeto de poder absoluto…

Kleiton

31/10/2022 - 12h40

Como assim…https://www.instagram.com/p/CkYdQ7mgL0-/

A redaçào da Globo do Rio festejando…? O que aconteceu Bibas, aqui Vcs falam que a Globo é uma coisa e quando o Canastrao é eleito eles comemoram ? To confuso…

Alguem explica ?

Efrem Ventura

31/10/2022 - 12h11

A civildade dos 65 mil homicidios ao ano, dos assaltos dioturnos aos cofres publicos promovidos por esses sujeitos “altamente civilizados”, dos piores resultados na educaçào basica da America Latina…que alivio !!

Nem as republiquetas da Africa sao tao civilizada assim…de dar inveja mesmo !!

Nao cansam de se auto proclamar como imbecis todos os dias ?

Querlon

31/10/2022 - 11h04

Folha: Pacheco defende acordo entre poderes para manter “emendas do relator….”

Como assim…nao é mais “orçamento secreto”, mudou de nome de um dia pro outro ?

Nao era o maior esquema de roubo de dinehiro publico para compra de votos junto ao mensalao ? Kkkkkkkkkkk

Natalia

31/10/2022 - 10h35

Eu acho bastante improvavel que boa parte dos brasileiros aceitem esse criminal como Presidente da Republica…que por sis ò é uma vergonha diante o mundo civilizado.

Hà uma parcela de brasileiros que foi minimamente alfabetizada, recebeu um minimo de educaçào dentro de casa e nao foi imbecilizada/ideologizada na escola….

    Paulo Figueira

    31/10/2022 - 11h11

    Uma parte muito saborosa da vitória é ver vocês se estrebuchando e chorando.

      Nostradamus

      31/10/2022 - 12h28

      E rolando no cão, sacudindo o corpo infectado de cólera! Morram do seu próprio veneno pobres diabos!

Stalingrado

31/10/2022 - 10h03

Pode chorar, defensor de miliciano-rachadinha-atraso!

Stalingrado

31/10/2022 - 10h02

Pode chorar, defensor de miliciano-rachadinha!

Valeriana

31/10/2022 - 09h55

A civildade do maior assalto aos cofres publicos da historia da humanidade….kkkkkkkkkkkkkk

Uma sociedade que nao possui nem os fundamentos basicos para condenar os assaltos aos proprios bolsos em troca de promessas destrambelhadas quer ir aonde ?

O Brasil é uma enorme carnacreche.

Partagas

31/10/2022 - 09h44

Globo, Folha, STF e Faria Lima em festa hoje.

Bandoleiro

31/10/2022 - 09h36

Quem prega a divisao das pessoas seguindo as regras de uma ideologia totalitaria imunda sao esse rato e a corja dele…pobre Vs rico (que nem existem no Brasi), Branco Vs Preto, Hetero Vs. Gay…

Quem explora a morte da forma mais imunda (como fez até com a propria mulher falecida para escapar da Lei) é esse rato imundo.

Quem se elege prometendo dinheiro da forma mais rasteira e populistoide precisa fazer com que isso chegue onde deve chegar e para fazer isso é preciso fazer alguma ou varias cagadas…

Là atras foi distribuir cartoes de credito a quem nao tinha como pagar e foi para no SPC para sempre.

Felizmente essa facçào de animais nao terà maioria no Congresso para fazer nenhuma merda.

Partagas

31/10/2022 - 09h25

Esperança de cool é roll…kkkkkkkkkkkkk

Kleiton

31/10/2022 - 09h22

Esperança e eternas promessas é desse jeito que se explora a incivildade para o poder e enriquecimento pessoal.


Leia mais

Recentes

Recentes