O último debate presidencial realizado pela TV Globo, na noite desta sexta-feira, 28, não teve o efeito esperado pelos QG’s das campanhas de Lula e Jair Bolsonaro.
A avaliação é justa levando em consideração o péssimo formato do debate, onde o confronto direto é o que predomina, deixando o espectador entendiado e enfadonho no desenrolar da coisa.
Por mais que tenha se saído melhor e acertado o roteiro preparado pela treinadora Olga Curado, o ex-presidente Lula (PT) também ficou entendiado. A reação do petista também é compreensível, tanto pelo seu histórico e costume de debater com adversários reais, quanto pelo alto nível de desqualificação do seu atual oponente.
Tanto é que Lula chegou a pedir desculpas a Rede Globo de Televisão e ao próprio espectador pela baixaria e o show de mentiras protagonizadas pelo incumbente. Por parte de Bolsonaro, não há o que se esperar dele além daquilo que mostrou ser, uma usina de contar mentiras e com uma desfaçatez inigualável. Não se pode esperar alto nível de quem é baixo por natureza.
Analisando friamente, em insistir nos temas que só rodam no meio bolsonarista, ele confirmou que não passa de um candidato temático, de bolha, o que é péssimo para quem almeja conquistar voto de indecisos nos 45 do segundo tempo.
Na considerações finais, Bolsonaro agradeceu ao eleitor e diz que vai cumprir seu mandato de DEPUTADO FEDERAL. Seria um prelúdio? Não sei. Mas é certo que ao longo desses últimos três anos e 10 meses de mandato, o baixo clero não saiu de Bolsonaro.
Por fim, o debate na TV Globo não foi tão decisivo para a eleição quanto muitos acreditavam. Geralmente, os debates não tiram ou fazem ganhar votos, pois a maioria que assiste já tem seu candidato definido. Para Lula, logicamente que foi uma vitrine a mais, onde ele teve a chance de mostrar que sua postura é mais republicana que a do oponente.
Não a toa que os dados da pesquisa qualitativa da Atlas/Intel, feita com 100 eleitores de 10 estados que não votaram em Lula ou Bolsonaro, mostra que o petista venceu o debate. Vale lembrar que uma pesquisa quali não tem poder de representar um universo de eleitores. Vale lembrar que a Atlas/Intel divulgará neste sábado, 29, sua última pesquisa antes do 2° turno.
Mario borges
29/10/2022 - 16h18
ESTEJAMOS ATENTOS
RENATO ROVAI – O TERRORISMO DAS PESQUISAS FAVORÁVEIS PARECE TER SIDO COMBINADO
https://www.viomundo.com.br/politica/renato-rovai-o-terrorismo-das-pesquisas-favoraveis-a-bolsonaro-parece-ter-sido-combinado.html
Elder Paspalho
29/10/2022 - 13h15
Quem marcou a presença de Adélio Bispo no Congresso o mesmo dia da facada ?
Carlim
29/10/2022 - 12h24
Nostradamus… tisso mesmo, termo utilizado por polícias em referência a criminais.
azzisem
29/10/2022 - 11h39
Mas nesse momento o objetivo é tomar o barco dos piratas, já que o barco chamdo Brazil, esta sendo pilhado a céu aberto.
Partagas
29/10/2022 - 10h56
Como diz o Madeirite…”nao gostar do Capitào eu entendo, mas entregar o barco para os piratas eu nao vou entender nunca…!!”
Ronei
29/10/2022 - 10h54
Nessa Globo nao tem 2 cadeiras sobrando para que os candidatos possam sentar um em frente ao outro ao inves de ficar em pé andando como se tivessem pulgas nas cuecas falando para uma camera ?
Nao me parece um debate
EdsonLuíz.
29/10/2022 - 10h49
O exercício político em geral no Brasil é muito deprimente. Vide por este ‘ocafezinho.com’ o tipo de gente da base dessas forças políticas com quem se tem que lidar nos polos políticos para medir o quanto o exercício político no Brasil é deprimente.
Mas agora, pelas últimas eleições, o nível desabou de vez.
2° TURNO:
2014- Dilma..X..Aécio;
2018- Haddad..X..bolsonaro;
2022-Lula..X..bolsonaro.
E temos os deprimentes debates e as deprimentes campanhas políticas de tiroteio de mísseis contra granadas; de Robertos Jeffersons contra Andrés Janones…
E a moçadinha de um lado grita junto com seus líderes: “somos todos Robertos Jeffersons e pobre daqueles que denunciarem a podridão e baixaria disso!”… “Nós trucidaremos os que denunciarem o nosso uso da ‘Podridão Roberto Jefferson’ na campanha!” “Faremos com os que reclamarem do nosso ‘Padrão Roberto Jefferson’ o que fizemos, por exemplo, com o general Santos Cruz”!”.
…Ao que a moçadinha do outro lado grita mais alto: “Somos todos Andrés Janones e pobre daqueles que denunciarem a podridão e a baixaria disso!” “Nós trucidaremos os que denunciarem o nosso uso da ‘Podridão André Janones’ na campanha!” “Faremos com os que reclamarem do nosso ‘Padrão André Janones’ o que fizemos com Marina Silva na campanha de 2014, quando atacamos leviana e violentamente a reputação de Marina e transformamos ela em fumaça!”.
E em um país famélico, com milhões e milhões de pessoas que não comem o necessário e suficiente e mais milhões de pessoas ainda que não têm a segurança de que vão comer, esses e essas caras -candidatos e apoiadores- desfilam toda a baixaria de que são capazes em campanhas completamente desnutridas de propostas sérias.
Eles poderiam detalhar ao menos como pretendem fazer a retomada da economia, cujos erros técnicos iniciados em 2006/2007 e aprofundados e acelerados em 2011/2012 levaram o Brasil a uma recessão econômica gravíssima, dessas que precisam de erros técnicos por anos e anos para serem criadas e depois precisam de anos e anos de acertos técnicos e gente competente para que suas consequências sejam debeladas.
No lado de Lula até se apresentaram alguns técnicos que não gostam dele e do PT dispostos a contribuir para corrigirem o que eles fizeram pela economia entre 1993 e 2002, legado bendito que Lula manteve no seu 1° mandato, mas já no 2° mandato Lula avançou na destruição desse legado bendito e substituiu por um “Projeto econômico Tragédia e Fome”, que Dilma aprofundou e deu no que deu: deu em recessão econômica grave, deu em jair bolsonaro e deu em o povo comer osso e pele de frango.
Mesmo sendo alguns dos mesmos técnicos cujo projeto Lula e o PT destruíram, eles estão dispostos a colaborar com Lula e o PT, com eles corrigindo os erros, mesmo em um 3° governo Lula. Até o banqueiro Pérsio Arida está disposto a dar essa contribuição. Mas Lula, em vez de informar as propostas econômicas para corrigir as merdas que estão aí e que ele mesmo começou em 2006/2007, prefere fazer uma campanha e debates ‘Padrão André Janones”.
Nostradamus
29/10/2022 - 11h01
Prolixo por demais. E vazio. Mas fascista e utiliza tácnicas nazistas de propaganda.
carlos
29/10/2022 - 10h38
Votar Contra bolsonaro é cortar o mau pela raiz, o povo brasileiro não suporta mais viver sobre ameaças, que vive de amecar, de roubar matar e destruir , eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.
Omar Abdul
29/10/2022 - 10h25
O Rato Canastrao saiu reclamando de novo como foi no SBT…kkkkkkkkkkkkkkkkk
Ornitorinco
29/10/2022 - 10h19
Pesquisa MDA…tic tac tic tac
alex
29/10/2022 - 09h54
Vai discutir o que com um lavador de dinheiro publico analfabeto ?
Lula discute com Dirceu, Palocci, Jenoino, Marcelo Odebrecht, Geddel, Cabral e os pares dele…uma sociedade minimamente sadia nao pode normalizar gente como essa se almeja um dia sair desse atraso eterno.
O que este animal e sua corja fizeram com a cara e o dinheiro dos brasileiros é vergonhoso, é o retraot da animalice, da falta de carater, de nivel, de tudo…
A.Gomes
29/10/2022 - 10h18
Verdade. O que se poderia discutir com um sujeito apologeta de pedófilo? Não há como pintar um clima nisso. Ademais, quais obras ele poderia discutir ou propor que não sejam as quase 700 mil covas abertas por este imenso país?
Tem razão, esse debate foi totalmente improdutivo.
Querlon
29/10/2022 - 09h25
Em qualquer pais minimamente civilizado um pilantra como Lula estaria na cadeia ou em prisao domiciliar…o que faz esse elemento hoje poder ser candidato é o fato do Brasil ser uma alegoria de terceiro mundo.
O Brasil é o bobo da corte do resto do Mundo.
Nostradamus
29/10/2022 - 10h56
Elemento = termo utilizado por policiais. Apreciado por fascistas.
E o que dizer da Valeriana fascistinha enrustida ?
Valeriana
29/10/2022 - 09h20
Levou outra surra como foi no SBT…nao respondeu a muitas perguntas pois nao tem o que responder.
Lula e Cia chegaram em Brasilia e tomaram conta de tudo como uma verdadeira facçào criminosa por poder e dinheiro…o resto todo era sò de fachada.
Que Bolsonaro tenha contra a grande imprensa, o STF/TSE e a Faria Lima é um dado de fato.
A unica coisa que Lula sabe fazer é explorar a pobreza, o analfabetismo e a ingorancia cronica dos brasileiro medio e por isso ganharà as eleiçoes.
Ornitorinco
29/10/2022 - 09h15
Parana Pesquisas…tic tac tic tac