Menu

Genial/Quaest: Lula mantém vantagem de cinco pontos em MG

Em todas as eleições desde a redemocratização, todos os candidatos a presidência que obtiveram vantagem no estado de Minas Gerais conseguiram alcançar a vitória. O lema “quem ganha em Minas, ganha o Brasil” nunca foi tão decisivo quanto no pleito de 2022. Ao contrário das especulações de que o candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, estaria […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert

Em todas as eleições desde a redemocratização, todos os candidatos a presidência que obtiveram vantagem no estado de Minas Gerais conseguiram alcançar a vitória. O lema “quem ganha em Minas, ganha o Brasil” nunca foi tão decisivo quanto no pleito de 2022.

Ao contrário das especulações de que o candidato a reeleição, Jair Bolsonaro, estaria “virando” em Minas devido ao apoio do governador daquele estado, Romeu Zema (Novo), é desmentido no levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quinta-feira, 27.

Segundo o levantamento, o ex-presidente Lula (PT) mantém sua vantagem de cinco pontos sobre Bolsonaro no estado. Nos votos totais, o petista registra 45% contra 40% do incumbente. Brancos/Nulos e Indecisos somam 15%.

Até o presente momento, faltando 72 horas para o 2° turno, a hegemonia de Lula no estado se concentra no interior com 45% ante 39% de Bolsonaro. Na capital, o presidente está numericamente a frente (43% x 40%) e na região metropolitana há um empate, com 42% para cada um dos dois candidatos.

“Como aconteceu na pesquisa Nacional, e no primeiro turno, quando consideramos apenas os eleitores com alta propensão a votar, a diferença entre os candidatos diminui: Lula aparece com 52.2% e Bolsonaro tem 47.8%”, aponta o cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes.

No que diz respeito a avaliação do Governo Federal, houve de fato uma melhora, mas esse movimento é natural. Faltando apenas três dias para a realização do pleito, a melhora na avaliação é puxada simplesmente pelas intenções de voto em Bolsonaro. Portanto, a essa altura do campeonato, esse fator acaba se tornando um dado que perde a precisão.

Outro detalhe que também pesa para Bolsonaro é o clima de opinião. “Embora tenha 45% de intenção de voto, 47% acham que Lula vai vencer. Enquanto tem 40% de intenção de voto, só 32% acham que Bolsonaro vence. Sem esse clima favorável, fica mais difícil promover a virada que o presidente precisa”, lembra Nunes.

No que diz respeito a rejeição, também não favorece Bolsonaro. Nesta altura do campeonato, o incumbente não conseguiu diminuir sua rejeição diante de Lula entre o eleitorado mineiro. Cerca de 49% em Bolsonaro de jeito nenhum , enquanto 44% descartam voto em Lula. Obviamente, que isso também é um indicador favorável a Lula.

Por fim, a Genial/Quaest também mostra o poder de influência do apoio do governador Zema. Para 68%, o apoio dele não muda a decisão de voto para presidente da República. Outros 23% dizem que aumentam as chances de votar em Bolsonaro e 6% diminuem as chances. Vale lembrar que no 1° turno, Lula venceu em MG com 48,2% ante 43,6% de Bolsonaro.

A pesquisa ouviu presencialmente ouviu 2200 eleitores de108 municípios das 10 regiões de Minas Gerais entre os dias 24 e 26 de outubro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiabilidade é de 95%. O levantamento foi registrado sob o código BR-09544/22.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

27/10/2022 - 18h19

Corrupção provoca fome!
Incompetência provoca fome!

Aliás, cultura política adquirida em leituras repetidas de blogues de doutrinação ideológica de forças populistas de ultra-esquerda ou ultra-direita provoca vocação para jagunço.

Se para doutrinados seguidores de populistas é desconexo relacionar recessões econômicas gigantes com fome, isso só depõem contra essa gente que usa o pobre, joga o pobre na sopa de osso e pele de frango e depois busca com grosserias atingir os que os denuncia muito claramente, em vez de fazer uma funda reflexão sobre os males que causam a gente vulnerável.

A recessão econômica gigante provocada pelo PT é um fato concreto!
O desinvestimentto e o desemprego que se seguiu à recessão provocada pelo PT é um fato concreto!

Em coisas como alexandre neres e jair bolsonaro eu, sinceramente, não vejo qualquer diferença, inclusive culturalmente.

Como são iguais os jagunços do polo lulista e os jagunços do polo bolsonarista! Como possuem a mesma prática e as mesmas atitudes fascistas!

Se atuarem juntos pela mesma causa nem precisam de reunião de alinhamento, é só decorar a narrativa e estarão prontos para as suas práticas nefastas.

É a isso que o Brasil poderá estar completamente entregue daqui a alguns anos.

TLuiz

27/10/2022 - 18h14

A área de comentários sempre acaba virando palco pra bots e discussões sem pé nem cabeça

EdsonLuíz.

27/10/2022 - 16h30

Eu tenho certeza de que os filhos de Fernandinho Beira Mar reagem com muito pouca elegância aos que falam que ele é traficante de drogas.

Assim, já é esperado que filhotes de Lula, de jair bolsonaro e de outros Mitos de biografias pouco recomendadas sejam desagradáveis com os que expõem as mazelas de seus adorados.

Algumas vezes a deselegância dos adoradores consegue ser mais suja que as sujeiras de seus Mitos, sujeiras que eles tentam esconder ao serem covardes e babacas com os que as denunciam.

Eu não quereria Fernandinho Beira Mar como presidente do Brasil, você quereria? Então, por que é que eu vou querer bolsonaro para Lula não ganhar ou vou querer Lula para que bolsonaro não ganhe?

Se já não bastasse os erros técnicos e morais dos dois, ainda tem a covardia de certos desagradáveis apoiadores.

Eu não quero benhum desses, vou votar em branco!

    Alexandre Neres

    27/10/2022 - 17h24

    Eu não quero bebum?

    Olha o ato falho!

    Cá entre nós, EdsonLuiz tu vai votar é na branquinha, hein?

    A-DO-RO sua fala desconexa.

Dudu

27/10/2022 - 15h49

Depois de tudo que veio a tona é inacreditável estar aqui hoje no ano de 2022 a se falar de algo sobre o PT e de Lula.

O Brasil é um País vergonhoso, sem um mínimo de regras, sem.os fundamentos básicos da instrução, sem respeito a Lei, sem limites civilizatórios… O pior é que há muita gente se camuflando de político e fazendo apologia dessa desgraça para ganhar votos…

Kleiton

27/10/2022 - 15h32

Eu continuo aguardando a lista que Vc. Se ofereceu de fazer ontem…

    Alexandre Neres

    27/10/2022 - 15h46

    Eu já falei com ele que num tava pegando nada bem. Intimei ele a dar o nome aos bois. O bicho escorrega que nem quiabo.

    Desconfio que já tomou um mé. Quando bebe muito, perde as estribeiras, não responde nada com nada e passa a citar Nietzsche totalmente fora de contexto para posar de erudito.

EdsonLuíz.

27/10/2022 - 15h16

O eleitorado brasileiro escolheu Lula e jair bolsonaro para a disputa do 2° turno das eleições para presidente/2022.

Lula como candidato é um candidato legítimo, portanto, um voto em Lula é um voto legítimo; um voto em bolsonaro, do mesmo modo, é um voto legítimo.

Mas tão legítimo quanto o voto em Lula ou em bolsonaro é o voto em branco, tanto que as urnas eletrônicas já vêm com uma tecla para a opção por esse voto.

Se você prefere Lula, vote 13;
Se você prefere bolsonaro, vote 22;
Mas se você entende que não faz sentido nenhum votar em corruptos, em apoiadores de ditaduras e em candidatos associados a gente das milícias e envolvidos com rachadinhas, você pode votar em branco.

Em certas situações limite o voto em branco é um voto mais politizado que votar nos nomes colocados para o voto.

E o voto em branco é um voto tão legítimo quanto o voto em candidato.

Mas eu acho que devemos fazer um esforço e comparecer à urna para referendar essa etapa do processo democrático.

Vote em branco e negue essa gente e essa lama!

Alexandre Neres

27/10/2022 - 11h35

Na qualidade de mineiro, sinto-me orgulhoso. Minas Gerais, que dentro de si espelha todas as regiões do Brasil, a terra da liberdade e da democracia, não poderia deixar de referendar a eleição do Presidente Lula, que tanto fez pelo Brasil, pela inclusão social e para acabar com a fome. Uma vez estava em um passeio de barco pelo Rio Negro em Manaus, quando ouvi turistas paulistas e que tais desancando Lula como de costume. Em vez de perder meu tempo com essa gente inculta e hidrófoba, fui conversar com os ribeirinhos, caboclos e uns poucos indígenas que estavam naquela parada. Todos eram muito gratos ao Presidente Lula por causa do Programa Luz para Todos. Sinto-me muito feliz também ao ver meu estado caminhar conjuntamente com meu querido Nordeste, povo acolhedor que aprendi a admirar desde criança morando em Brasília. Devido à minha formação, não poderia me sentir próximo do Sul, onde havia a maior concentração de nazistas fora da Alemanha no segundo quarto do século passado, considerando que o partido nazista brasileiro à época era o segundo com mais filiados no mundo, só perdendo para a Alemanha. O resultado disso se deixa entrever ainda hoje nas pesquisas eleitorais, no namoro perverso com a falta de civilidade e de cultura, afora os relhos, chicotes, as ameaças onipresentes, os ladrões travestidos de juízes e os ataques racistas ao Seu Jorge. Liberdade ainda que tardia!

Mandrake

27/10/2022 - 10h20

‘Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo’ (CNN – 06/10/2022)

    Lanterna dos Afogados

    27/10/2022 - 12h17

    O problema básico do Brasil é a DESIGUALDADE e sem sua resolução o país permanecerá no atraso que sustenta os hereditários da Casa Grande e senzala, que por sua vez sustentam esse estado anacrônico e inacreditável de exploração, em pleno século XXI, em moto-continuo, há séculos.

    Discute-se e pratica-se política no Brasil com a maioria desconhecendo que o país tem um ‘legado’ de três séculos e meio de escravidão escancarada, ‘Casa Grande e senzala, e mais um século e 32 anos de escravidão dissimulada, ‘Ao Deus Dará as Favelas’, que continua a acontecer nesse exato momento, em todo o território nacional.

    Lula, um montão de conhecidos, outro montão de menos conhecidos e uma imensa multidão de anônimos espalhados pelo país adentro e afora, conhecidos por Militância, fizeram e fazem o PT sem sede, lenço e documento, com todas as sedes, lenços e documentos, e que teimosamente persiste, ainda mais forte e vivo, por mais que o queiram destruído, para democraticamente defender os desiguais do Brasil, exatamente para que a oportunidade básica disponibilizada a todos, em alimentação, saúde, educação, cultura e justiça, possa torna-los mais iguais, para que o país torne-se menos desigual e possa finalmente ultrapassar a infame barreira do atraso que o impede de ter o presente justo e o futuro possível, presente.

    Isso posto, não necessita-se mais que um par de tico e teco em condições, para entender que todos os analfabetos fazem parte da grande maioria de desiguais que constituem a população do Brasil e que a maioria desses, após longos 42 anos de existência e 3 governos nacionais, sabe que o Partido dos Trabalhadores, de fato, é quem os defende sempre e, portanto, nada mais natural que os analfabetos entre eles, que nada tem a ver com inteligência e capacidade de aprender, votem no PT, por saberem que seus filhos já não o são, graças as políticas de inclusão praticadas pelo PT, sobretudo em alimentação, saúde e educação.

    O verdadeiro analfabeto é o que sabe ler, escrever e deixou de pensar.

      Mandrake

      27/10/2022 - 12h43

      Se tem uma coisa que nao existe no Brasil é a desigualdade pois mais de 90% dos brasileiros sao igualemnte pobres e miseraveis, o restante sao alguns milionarios e bilionarios que tambem tem em todos os paises assim como no Brasil.

      Isso é uma clara canalhice para explorar a pobreza e o analfabetismo atraves da retorica rasteira…filha de ideologia cancerigena e comprovadamente totalitaria. Dividir as pessoas em classes para explorar e ficar com o poder…é histoira velha e manjada.

      Como se encaixam o mensalo e o petrolao nesse mar de bondade que o PT tenta vender ?

        Walfredo Ferreira da Silva

        27/10/2022 - 17h04

        Comentário Mandrake , estás mamado ?

      Sá Pinho

      27/10/2022 - 12h44

      Tá explicado porque, furioso, desviou o avião com destino a campanha no Rio de Janeiro para Brasília e após reunião ministerial aquele discurso, ‘a montanha pariu um rato de inserção’, escancarando a fúria escandida perder-se, com certeza, ao correr do contradito ministerial.

      A coisa já esteve melhor para o cavalão, ainda mais considerado que, na sexta, na Globo, não poderá contar com o ‘padre de quadrilha’.

      Lanterna dos Afogados

      27/10/2022 - 13h17

      CQC: “O verdadeiro analfabeto…”

Valeriana

27/10/2022 - 10h15

“A taxa de desemprego caiu em 0,6 ponto percentual na comparação ao trimestre anterior, quando registrou-se 9,3%, e 3,9 pontos percentuais ante o mesmo trimestre em 2021 (12,6%).
Em junho de 2015, o índice era de 8,4%.

O IBGE também afirmou que, entre julho e setembro, o rendimento médio habitual, que não incluí acréscimos ou descontos esporádicos, cresceu em 3,7% na comparação com o trimestre anterior, atingindo R$ 2.737,00.”

A unica forma de fazer os salarios subir é claramente tirando do ar essa palhaçada terceiromundista escravocrata do “salario minimo” para que os brasilerios parem de serem explorados por 4 vermes camuflados de politicos em troca de 15 R$ a mais no salario minimo e começem a almejar o salario maximo…

Bandoleiro

27/10/2022 - 09h28

A Pandemia foi fatal para Bolsonaro…os brasileiros nao sao acostumados a pensar livremente, a ter um contraponto para disutir tudo e o contrario de tudo, nao sabem discutir nada pois pela maioria mal sabem escrever o proprio nome infelizmente.

Onde moro se discutiu tudo e o contrario de tudo a respeito da pandemia, ficar em casa, vacina, toma ou nao toma, remedios disponiveis, ecc…tudo e o contrario de tudo, ninguem culpou ninguem por uma situaçào que passarà a historia da humanidade, ninguem começou a querer a aproveitar da situaçào para degolar um ao outro…o famoso “tirar vantagem” (que é a especialidade da casa dos brasilerios) como se viu por aqui.

Ficou claro que os brasileiros nao sabem discutr, nao sabem tomar decisao independente, agem na base da emotividade e gostam de ser mandados de cima para baixo como se faz com criançinhas.

Quanto mais longe do Brasil melhor, fica a dica…


Leia mais

Recentes

Recentes