Movimentos populares irão ocupar Avenida Paulista amanhã (28) e no próximo sábado (29) pré-eleitoral em ato com Lula e Haddad, calendário segue intenso durante a semana em todo o Brasil
Ao todo, 3 mil militantes estão atuando em diferentes atividades como atos, caminhadas, panfletagem e plenárias para levar o debate político para as ruas.
Ao todo, 147 Brigadas de Agitação e Propaganda foram estruturadas em 25 estados do país nos últimos três meses a partir de um esforço coletivo de mais de 3 mil militantes com foco em levar o debate político para as ruas. Durante ações semanais, o foco é virar votos e diminuir a abstenção da população a partir do diálogo sobre as propostas de Lula para reduzir a desigualdade social, garantir a recuperação econômica do país e a proteção da democracia e da soberania brasileira.
As Brigadas são coordenadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e pela Central de Movimentos Populares (CMP), junto a organizações como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), o Movimento Camponês Popular (MCP) e a União Nacional de Moradia Popular (UNM).
Segundo Tamires Cruz, coordenadora do MAB, o trabalho das Brigadas é importante porque garante a ocupação dos espaços públicos com as pautas do campo democrático progressista e denuncia as diversas violações de direitos promovidas por Bolsonaro.
PRÓXIMO SEXTOU DIA 28 IRÁ MOBILIZAR CAPITAIS
Entre as ações organizadas estão atos, “bandeiraços”, visitas às casas nos bairros, plenárias e a iniciativa que ficou conhecida como “Sextou”. Ao todo, foram 330 “sextous” entre o primeiro e segundo turno com caminhadas, atividades culturais e distribuição de bandeiras e adesivos nas áreas centrais de diversas cidades em todo o país.
Raimundo Bonfim, coordenador da Central dos Movimentos Populares – CMP, afirma que as Brigadas foram uma experiência muito exitosa por conta da articulação de diversas organizações sociais do campo da moradia, da energia e da agricultura, que conseguiram manter uma agenda de atividades intensa durante toda a campanha.
“O trabalho continua. Lula está na frente, mas não tem eleição ganha. Vamos seguir trabalhando com foco e disciplina até a vitória”, afirma.
Tamires conta que existem grupos bolsonaristas que fazem ameaças e agem com agressividade para inibir a atuação dos militantes, mas que eles são minoria nas ruas e não desestimularam os participantes dos atos.
“Estamos levando nossas propostas pra rua de forma criativa, sem medo e sem violência e o resultado é que as pessoas se juntam, pedem material de campanha, caminham junto, cantam junto, se emocionam junto”, ressalta a coordenadora.
Em São Paulo, as ações das Brigadas se espalharam por diversas regiões da cidade, desde a Catedral da Sé até as ruas do bairro do Grajaú, na zona sul da capital, passando por diversos bairros da Zona Leste, como o Itaim Paulista. As atividades seguem até o próximo sábado, 29, quando acontece o grande ato unificado com Lula e Haddad na Paulista, às 14h.
SERVIÇO:
SEXTOU
Quando: 28/10
Onde: Concentração às 15h na Praça da República
CAMINHADA DA VITÓRIA COM LULA E HADDAD
Quando: 29/10 às 14h
Onde: Avenida Paulista