Na manhã desta quarta-feira, 26, foi a vez da Genial/Quaest divulgar a terceira rodada da pesquisa presidencial de 2° turno que também mostra praticamente um cenário de estabilidade na disputa.
Nos votos totais, o ex-presidente Lula foi de 47% para 48% contra 42% do presidente Bolsonaro, que estagnou neste índice. Branco/Nulo e Indecisos somam 10%. Já nos votos válidos, Lula vai a 53% ante 47% de Bolsonaro.
“A abstenção continua sendo importante e pode reduzir a vantagem de Lula. Quando usamos o modelo de likely voter desenvolvido pela Quaest, Lula aparece com 52.1% dos votos válidos e Bolsonaro com 47.9%. Pela primeira vez, as estimativas se encontram na margem de erro”, observa o cientista político Felipe Nunes.
“Mas o que explica a diferença? A abstenção! Em votos totais, Lula oscila positivamente na última semana; mas entre likely voters, Lula oscila negativamente. Ou seja, o eleitor que diz que vai votar em Lula no Nordeste e no Sudeste tem alta propensão de não ir votar”, prossegue Nunes.
A pesquisa também traz um empate técnico entre Lula e Bolsonaro no Sudeste. O destaque vai para o petista que segundo a pesquisa subiu quatro pontos na região. O ex-presidente também amplia sua vantagem na região Nordeste.
A Genial/Quaest ouviu presencialmente 2000 eleitores entre os dias 23 e 25 de outubro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00470/2022.
Acesse a pesquisa completa aqui.