A Ipespe/Abrapel divulgou na manhã desta terça-feira, 25, a terceira e última rodada de pesquisa eleitoral sobre a disputa presidencial de 2° turno entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
O levantamento aponta um quadro de estabilidade na corrida pelo Palácio do Planalto. Na pesquisa espontânea, Lula é citado por 47% dos entrevistados contra 43% do incumbente. Na comparação com a pesquisa anterior, tanto Lula quanto Bolsonaro subiram um ponto.
Na estimulada, o petista saiu de 49% para 50% das intenções de voto enquanto que Bolsonaro foi de 43% para 44%, também reforçando o quadro de estabilidade nesta reta final da campanha. Quando se mede os votos válidos, Lula tem 53% contra 47% do candidato a reeleição. Na pesquisa passada, os dois tinhas os mesmos índices.
Outro fator interessante da Ipespe/Abrapel é que ela traz um cenário onde leva em consideração apenas as intenções de voto de quem tem muito interesse no pleito. Neste caso, o cenário fica o seguinte: Lula tem 52% contra 48% de Bolsonaro. Na comparação com a pesquisa anterior, também não houve alteração.
A Ipespe/Abrapel ouviu por telefone 1100 eleitores de todo o país entre os dias 22 a 24 de outubro de 2022. A margem de erro do levantamento é de três pontos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o código BR-08044/2022.
Baixe a íntegra da pesquisa aqui.