A candidata do PSDB ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, poderá ser eleita no próximo domingo, 30. A tucana compete o Palácio das Princesas com a candidata do Solidariedade, Marília Arraes, que terminou o 1° turno a frente, mas que nas últimas semanas aparece atrás de Lyra nas pesquisas.
Segundo o levantamento da IPEC divulgada nesta terça-feira, 25, a tucana registra 51% dos votos totais contra 43% da concorrente apoiada pelo ex-presidente Lula (PT). Branco/Nulo e Indecisos somam 6%. Na comparação com a pesquisa anterior, Raquel subiu um ponto e Marília, também um ponto.
Já nos votos válidos, Raquel vai a 54% ante 46% de Marília. Na comparação com a pesquisa anterior, o cenário é estável. Mas o que também chama atenção é o crescimento da candidatura tucana na espontânea. De acordo com a pesquisa, Lyra saltou de 37% para 43% das menções. Pelo lado de Marília, a subida foi de três pontos, de 31% para 34%. Branco/Nulo e Indecisos, 7%.
A IPEC ouviu presencialmente 2000 eleitores de 75 municípios de Pernambuco, entre os dias 23 e 25 de outubro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01633/2022.