Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cresce na pesquisa Atlas/Intel

Foto: Lidyane Ponciano

A Atlas/Intel divulgou nesta segunda-feira, 24, sua nova rodada da pesquisa presidencial de 2° turno entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Nela, o líder progressista ampliou sua vantagem sobre o incumbente.

Segundo o levantamento, Lula saiu de 51,1% para 52% das intenções de voto contra 46,2% de Bolsonaro, que na pesquisa passada tinha 46,5%. Branco/Nulo e Indecisos representam 1,8%. Nos votos válidos, Lula vai a 53% ante 47% de Bolsonaro. Nesse caso, o petista oscilou 0,6% pra cima e Bolsonaro 0,6% pra baixo.

“Apesar das duas variações estarem dentro da margem de erro, isso não significa que a estabilidade é o cenário mais provável. Dada a dimensão das variações, o mais provável é que a evolução real das intenções de voto favoreça Lula”, observa o relatório da pesquisa.

O levantamento aponta que a melhora de Lula está condicionada ao crescimento da transferência de votos de Tebet e Ciro para o petista. Na pesquisa anterior, 54,2% dos eleitores de Tebet diziam votar em Lula e agora subiu para 69,6%.

Neste mesmo recorte, 29,2% afirmavam votar em Bolsonaro, mas na pesquisa de hoje o índice caiu para 8,2%. Ou seja, a vantagem de Lula cresceu de 25 para 51,4 pontos percentuais entre os eleitores da emedebista.

Já entre os eleitores do ex-ministro Ciro Gomes, Bolsonaro tinha fatia majoritária de 53,9% a 39,1%. Mas desta vez, o incumbente também perdeu espaço entre os ciristas.

Agora, Lula registra 51,3% a 41,6% que ainda dizem votar em Bolsonaro. A vantagem do presidente era de 14,8 pontos percentuais e se transformou numa vantagem de 9,7 pontos percentuais para Lula.

Outro fator importante para compreender o cenário é a PIORA da avaliação do Governo Bolsonaro. Por exemplo, o percentual de eleitores que avalia a gestão de Bolsonaro como ruim ou péssima subiu um ponto, de 48,4% para 49,4%.

No que diz respeito a reprovação ao desempenho de Bolsonaro, também houve subida, de 0,7 pontos percentuais, saindo de 32,3% para 33%. A imagem pessoal de Bolsonaro também piorou, com aumento de dois pontos entre o grupo que avalia negativamente, de 52% para 54%.

A Atlas/Intel colheu a preferência de 4500 eleitores, via internet, de 1404 municípios brasileiros. O levantamento foi feito entre os dias 18 e 22 de outubro de 2022 e a margem de erro é de um ponto. A contratante da pesquisa foi a própria Atlas/Intel, com a pesquisa registrada no TSE sob o código BR-06415/2022.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.