Diferente de Bolsonaro, que passou quatro anos cortando investimentos, desmontando programas e desrespeitando professores e estudantes, Lula sempre foi comprometido com uma educação inclusiva e democrática.
Baseado em programas exitosos do PT e no diálogo direto com especialistas e movimentos sociais da área, a campanha Lula presidente formulou 13 propostas – que serão articuladas diretamente com governadores e prefeitos – e vão guiar o futuro governo, colocando a educação em outro patamar.
As 13 propostas estão inseridas em 3 eixos essenciais: 1) Democratização do acesso – da educação infantil ao ensino superior – com ampliação de programas como o PROUNI, Merenda Escolar e Cotas (Sociais e Raciais); 2) Valorização dos profissionais da educação, com a garantia do Piso Salarial, formação continuada e gestão democrática e 3) Compromisso com a qualidade do ensino, a partir da implementação de tecnologias educacionais e recuperação do aprendizado perdido na pandemia.
Só quem triplicou o orçamento do Ministério da Educação e aumentou em 130% o número de matrículas universitárias pode concretizar essa nova revolução educacional! É hora de semear a esperança e sonhar com um futuro melhor!
Acrísio Sena
Líder do PT e vice-presidente da Comissão de Educação da ALECE