A guerra do engajamento eleitoral

O resultado dos votos válidos entre os Likely Voters está em linha com as pesquisas publicadas até o momento, mostrando uma estabilidade na disputa.

Vejam a convicção dos votos do eleitor: mostra que é muito mais difícil pegar votos do Lula do que do Jair.

Maioria dos eleitores do Lula votam para elege-lo, enquanto os eleitores do Jair estão divididos entre os convictos no presidente e os que apenas odeiam o PT.

Nos últimos dias a abstenção passou a ser uma preocupação da campanha bolsonarista, motivo? Desânimo! A lógica é simples:

“se ele vai perder, porque eu vou sair para votar?”

Esse dado aqui mostra que maioria dos eleitores acreditam que Lula mereça voltar para a presidência, mas que não está muito na frente dos que creem no merecimento do Bolsonaro.

O que pode indicar que a disputa será com emoção mas com vitória do ex-presidente Lula.

Conforme a disputa vai se acirrando, a tendência é que aqueles que decidam votar no presidente, passem a ver o seu governo de forma mais positiva.

Logo, é natural ver aprovação do governo melhorando e rejeição do presidente caindo.

Resumo: uma disputa extremamente cristalizada e que transforma os 6 milhões de votos que Lula tem de vantagem, ainda mais em uma muralha.

A reta final será marcada por uma intensa disputa pelo sudeste.

Cleber Lourenço: Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.