A Genial/Quaest divulgou nesta quinta-feira, 13, a sua segunda rodada de pesquisa de intenção de voto do 2° turno presidencial. Nela, o ex-presidente Lula (PT) registra 54% dos votos válidos contra 46% de Jair Bolsonaro (PL).
“Quando esses dados são ponderados em relação ao grupo de eleitores com maior probabilidade de comparecer no dia da votação (likely voter model), Lula aparece com 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro. Variação na margem de erro em relação à rodada anterior”, observa o cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes.
“A Quaest está incorporando essa modelagem para compreender melhor os possíveis efeitos da abstenção sobre os resultados. O modelo foi construído a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e de pesquisas anteriores da Quaest”, explica Nunes.
No votos totais, o líder progressista tem 49% das intenções (estimativa entre 47% e 51%) ante 41% de Bolsonaro (estimativa entre 39% e 43%). Vale lembrar que a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Ainda usando o método do Likely Voter, a Genial/Quaest aponta que Lula ainda possui uma fortaleza eleitoral no Nordeste com 71% dos votos válidos. Já Bolsonaro mantém vantagem no Sul e Centro-Oeste. No caso do Sudeste, há empate técnico entre os dois candidatos.
“Outro dado relevante da pesquisa é a constatação do voto em Lula entre os eleitores de Ciro. Pela primeira vez fora da margem de erro, é possível constatar que 54% de quem votou em Ciro no 1º turno, vão votar em Lula no 2º turno, enquanto 21% vão votar em Bolsonaro”, observa Nunes.
A Genial/Quaest ouviu presencialmente 2000 eleitores, de 120 municípios das cinco regiões Brasil, entre os dias 10 e 12 de outubro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-07106/2022.
Acesse a pesquisa completa aqui.