A Genial/Quaest divulgou nesta quinta-feira, 13, a sua segunda rodada de pesquisa de intenção de voto do 2° turno presidencial. Nela, o ex-presidente Lula (PT) registra 54% dos votos válidos contra 46% de Jair Bolsonaro (PL).
“Quando esses dados são ponderados em relação ao grupo de eleitores com maior probabilidade de comparecer no dia da votação (likely voter model), Lula aparece com 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro. Variação na margem de erro em relação à rodada anterior”, observa o cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes.
“A Quaest está incorporando essa modelagem para compreender melhor os possíveis efeitos da abstenção sobre os resultados. O modelo foi construído a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e de pesquisas anteriores da Quaest”, explica Nunes.
No votos totais, o líder progressista tem 49% das intenções (estimativa entre 47% e 51%) ante 41% de Bolsonaro (estimativa entre 39% e 43%). Vale lembrar que a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Ainda usando o método do Likely Voter, a Genial/Quaest aponta que Lula ainda possui uma fortaleza eleitoral no Nordeste com 71% dos votos válidos. Já Bolsonaro mantém vantagem no Sul e Centro-Oeste. No caso do Sudeste, há empate técnico entre os dois candidatos.
“Outro dado relevante da pesquisa é a constatação do voto em Lula entre os eleitores de Ciro. Pela primeira vez fora da margem de erro, é possível constatar que 54% de quem votou em Ciro no 1º turno, vão votar em Lula no 2º turno, enquanto 21% vão votar em Bolsonaro”, observa Nunes.
A Genial/Quaest ouviu presencialmente 2000 eleitores, de 120 municípios das cinco regiões Brasil, entre os dias 10 e 12 de outubro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-07106/2022.
Acesse a pesquisa completa aqui.
Alexandre Neres
14/10/2022 - 11h35
“Bolsonaro só gosta de um tipo de levantamento: aquele que confirma seus desejos. Se dependesse dele, os eleitores só veriam os números do Paraná Pesquisas, que mantém contratos milionários com o governo federal e com o PL.” (Jornalista Bernardo Mello Franco, hoje em artigo publicado n’O Globo)
Nando
13/10/2022 - 22h26
Ta estressado e confuso mêsmo, fala coisa com coisa, relaxa.
Partagas
13/10/2022 - 19h37
O tal de orçamento secreto publicado no Diario da Uniao é uma lei que saiu do Congresso (com tanto de votos do PT), vetada pelo Presidente da Republica e confirmada no Congresso.
Os valores sao administrados pelo Congresso e se hà alguma incostitucionalidade o STF que decida…até là sao asneiras.
Jà o desvio de dinheiro de impresas publicas estudado e executado nos detalhes por Lula e Dirceu para comprar o Congresso e ficar no poder é a coisa mais porca e imunda que o Brasil ja produziu, uma brincadeira com a cara e o bolso dos brasileiros…coisa de animais assim como acha isso normal ou finge achar normal.
Saulo Nunes
13/10/2022 - 18h42
Quem se da bem no Brasil sao escorias humanas como Lula, como Renan Calheiros, Dirceu e toda essa merdalha que enentedeu de qual lado devem ficar e o que devem fazer e falar para ter proteçào e poder cuidar dos proprios interesses sem ser incomodados.
Galinzé
13/10/2022 - 18h40
Hà um autoritarismo claro e muito mal desfarçado no Brasil desfarçado de saude publica, de defesa da democacia e da constituiçào, ecc…e por algum motivo nao desconhecido é tudo nem sentido unico.
Infelizmente 30 anos de egemonia esquerdoide, de aparelhamento, de imbecilizaçào de masa, ecc…vao demorar para ser limpados, a quantidade de imundicia é impressionante.
Valeriana
13/10/2022 - 18h34
E o Lewantrotsky censurando um canal de youtube…?? CAdé a imprensa se manifestando ? CAdé os bloguizinhos mongolos como esse se manifestando defendendo a liberdade de expressao dos outros e da propria ?
Entre prisoes arbitrarias,mandatos cassados, o STF mandnado a PF na casa de pessoas as 5 da manhà sem motivaçào alguma, ecc….a enesima censura dos ultimos anos.
O Brasil é uma imundicia, nao tem outra definiçào.
Nando
13/10/2022 - 15h54
Paraná Pesquisas 1 turno
LULA 47%… resultado 48%
BOLSONARO 40%… resultado 43%
Paraná Pesquisas hoje
LULA 52%…
BOLSONARO 48%…
Alexandre Neres
13/10/2022 - 16h07
Tal qual os demais institutos, tendo em vista que a margem de erro era de 2,2%, o Paraná Pesquisas acertou o percentual de Lula e errou o de Bolsonaro, considerando a fotografia apresentada.
O que merece registro (e até então está sendo ocultado) é que quem bancou a pesquisa do Paraná divulgada hoje foi o PP, da coligação bolsonarista, partido de Ciro Nogueira e do orçamento-secretista Arthur Lira.
Nando
13/10/2022 - 18h26
No seu comentário anterior Vc diz que este Instituto não tem credibilidade, no outro que acertou assim como os outros institutos…está com as ideias um pouco confusas.
Alexandre Neres
13/10/2022 - 22h07
Meu cumpadi, não sou moleque, nem gado, tampouco fico trollando os outros. Sou um interlocutor sério, um cidadão. Quem entende um pouco de política e de institutos de pesquisa, o que não é o seu caso, sabe que existem institutos sérios, como o Ipec e o Datafolha, e outros picaretas, como o Paraná. Um instituto de boa-fé pode não detectar a fotografia de momento e um de má-fé pode acertar eventualmente, o mundo não é binário como você supõe. Só que o Paraná é tido e havido como manipulador de resultado, que dá o resultado de acordo com quem paga mais, faz conta de chegada para tentar influenciar o resultado conforme seus interesses. Aécio Neves que o diga. Entendeu, ou quer que eu desenhe? Sei também que um texto com mais de duas frases e que aponta contradições escapa à compreensão do gado, torna-se confuso para alguém que só sabe berrar: mito! Mito! Mito!
Raildo Santos
13/10/2022 - 19h24
Não há instituto de pesquisa que acerte quando há compra de votos utilizando orçamentos secretos!
Alexandre Neres
13/10/2022 - 15h41
O Paraná Pesquisas, da República de Curitiba, que embolsou 2,7;milhões do PL na pré-campanha, não tem um pingo de credibilidade.
Qualquer idiota sabe que o instituto preferido dos bolsominions é o Datapovo, que dava como favas contadas a eleição de Bolsonaro no primeiro turno por larga margem. Daí o motivo por que o gado se embatucou com o resultado das urnas.
A propósito, cadê o relatório das Forças Armadas acerca da regularidade e da legitimidade das urnas eletrônicas? Os generais com partido estão escondendo?
Fanta
13/10/2022 - 15h20
Como dito várias vezes é impossível arranjar mais de 6 milhões de votos de um turno para outro…uma cidade do tamanho do Rio de janeiro.
O instituto que chegou mais perto do resultado do primeiro turno foi um tal de Paraná Pesquisas, que hoje apontou empate técnico entre os candidatos e por algum motivo a redação deste site ignorou.
De hoje também mais uma censura do braço elitoral do STF a um tal de Brasil Paralelo.
A democracia brasileira fede.
Alexandre Neres
13/10/2022 - 15h07
Pobre Andressa! Vai ter que desenterrar todos os nicks, minions, haters, bots e trolls para tentar explicar o inexplicável. A água tá batendo por volta do pescoço. Vamo deixar de mumumu, gado!