Com o fim do 1° turno do pleito de 2022, surgiu a nova configuração partidária baseada na eleição para o Parlamento. Neste caso, o Partido Liberal, partido de Bolsonaro, foi o grande vitorioso.
Sem federação, a legenda presidida por Valdemar Costa Neto elegeu 91 deputados federais. Na sequência vem a federação “Brasil da Esperança”, formada por PT, PC do B e o Partido Verde, que elegeu 80 parlamentares.
Quem também mostrou bastante força foi o União Brasil, partido dirigido por Luciano Bivar e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Ao todo, o partido conquistou 58 cadeiras na Câmara Federal. O Progressistas vem na sequência com 46 deputados federais eleitos.
Já MDB, Republicanos e PSD fizeram bancadas modestas. Os emedebistas ficaram com 40 cadeiras enquanto que o partido da Igreja Universal elegeu 41 parlamentares. No caso do PSD, foram 39 eleitos. Pelo lado da esquerda, PDT e PSB sofreram as maiores baixas com 17 e 14 deputados federais eleitos, respectivamente.
Ronei
03/10/2022 - 12h39
Sem problema nenhum…é so falar pro Dirceu desenrolar outro mensalo e um novo petrolao.
Israel Just da Rocha Pita
03/10/2022 - 10h48
Mesmo diante de um governo desastroso como este, o povo pode até eleger o LULA, mas elegeu um congresso que não vai ajudar ao LULA governar bem para eles próprios.
Não sei de quem é o erro, mas, no futuro isto tem que se corrigido para