Durante coletiva antes do primeiro turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou a militância de que é possível vencer no primeiro turno mas que não pode haver desânimo caso a disputa vá para segundo turno.
A coletiva aconteceu coletiva no Hotel Jaraguá, na cidade de São Paulo, após o último evento de rua da campanha no primeiro turno. Uma caminhada na Rua Augusta acompanhado de Geraldo Alckmin, seu candidato a vice, Fernando Haddad, candidato do PT a governador de São Paulo, e Márcio França, candidato ao Senado onde ele declarou:
“Essa eleição pode se definir amanhã. Estarei festejando se ganhar no primeiro turno ou se for para o segundo turno”
Em outro trecho ele reforçou a importância da da militância se manter mobilizada dizendo:
“Se não for amanhã, temos que fazer que nem um time quando vai para a prorrogação: descansar 15 minutos e voltar para o jogo outra vez para marcar o gol que não marcamos”, e completou dizendo que “ressurgir das cinzas como nós ressurgimos é motivo de muita vitória”.
Lula também incentivou as pessoas a votar. “Amanhã é dia da gente fazer o nosso principal ato cívico”. O petista também falou de amor, agradeceu a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann, sua esposa, Janja, e o povo brasileiro.