Relatora no TSE de encontro de Bolsonaro com embaixadores vê crime eleitoral e vota pela aplicação de multa de R$ 20 mil. Faltam votos de 6 ministros. A poucos dias para eleições, encontro de Bolsonaro com embaixadores entrou na pauta virtual do TSE, nesta quinta.
A ministra Maria Claudia Bucchianeri votou pela condenação da campanha bolsonarista por crime eleitoral por propaganda antecipada irregular. Em julho, no período de pré-campanha, Bolsonaro reuniu embaixadores no Alvorada e repetiu suspeitas já desmentidas contra urnas.
Em agosto, o vice-procurador geral, Paulo Gonet, argumentou que, ao atacar as urnas, Bolsonaro utilizou meio vedado para pedir votos. No voto, Bucchianeri afirma que todos podem “questionar, criticar, duvidar e repensar” mas sem manipulação de fatos para influenciar o eleitor.
“Manipulação de fatos como forma artificial de angariar apoiamentos mediante indução em erro, comprometendo direito de todos a obterem informações minimamente íntegras, tudo isso com ataques que colocam o próprio ‘jogo democrático’ em risco, é conteúdo q extrapola a liberdade discursiva”.