O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou em suas redes sociais que no próximo domingo (2) durante as eleições, entre 6hs e 20hs, o transporte por ônibus e BRT na cidade será gratuito.
Segundo o prefeito, “bastará apresentar o título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos”.
A medida sobre o passe livre ocorre durante uma intensa discussão sobre gratuidade do transporte público causada após a prefeitura de Porto Alegre decidir que irá cobrar a passagem de ônibus na eleição após 32 anos de gratuidade.
A mudança repentina de decisão da prefeitura fez com que a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) ingressasse com Ação Civil Pública com pedido liminar de tutela antecipada de urgência na tentativa de garantir o benefício do passe livre no sistema de transporte coletivo para os dias de eleições no município de Porto Alegre.
A Defensoria afirma na ação que a mudança “acabou por restringir, ainda que indiretamente, o direito de acesso ao voto pelas eleitoras e pelos eleitores municipais de Porto Alegre, especialmente da camada mais pobre da população, a qual já vem sofrendo por conta da crise gerada em decorrência de inúmeros fatores, entre eles a inflação que incide sobre a cesta básica.”