Divulgada nesta quinta-feira, 30, a nova rodada da pesquisa Exame/Ideia revela que o ex-presidente Lula (PT) chegou a 48,5% dos votos válidos ante 38,5% de Jair Bolsonaro (PL).
No que diz respeito aos votos totais, Lula cresceu três pontos e registra 47% contra 37% de Bolsonaro que oscilou um ponto para cima. Vale destacar que esse é o maior índice do petista na série histórica do levantamento, iniciada em agosto de 2020.
Por sua vez, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) caiu três pontos, de 9% para 6%. Com isso, ele se encontra empatado com Simone Tebet (MDB), que subiu um ponto e foi a 5%. Os outros ficaram com 1,2% somados. Branco/Nulo 1% e indecisos, 3%.
O fundador do IDEIA, Maurício Moura, avalia que é preciso observar o comportamento dos eleitores indecisos de Ciro Gomes, pois no final das contas eles que irão decidir se haverá segundo turno.
“Para saber se haverá segundo turno, é preciso olhar o comportamento dos eleitores de Ciro Gomes que ainda estão indecisos. Eles tendem a mudar de voto para Lula”, diz Moura.
“Por outro lado, os eleitores que já definiram voto em Ciro e em Tebet têm se mostrado muito resilientes. É preciso considerar também que entre os eleitores de Bolsonaro tem o chamado voto envergonhado, com pessoas não declarando a opção em pesquisa. Esse eleitorado chega a 1%. Isso não ganha eleição, mas pode levar a um segundo turno”, completa.
A pesquisa Exame/Ideia ouviu por telefone 1500 eleitores entre os dias 23 e 28 de setembro de 2022. A margem de erro é de três pontos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022.