O jornalista Leandro Demori, um dos fundadores do The Intercept Brasil, anunciou em suas redes na noite desta quarta-feira (28), que deixou o Brasil por conta dos episódios de violência no período eleitoral.
Segundo ele “os episódios de violência não param de aumentar e eu sou uma pessoa muito visada. Me tornei uma pessoa reconhecível na rua. É uma coisa que eu posso dizer pra vocês tranquilamente que eu nunca busquei, sempre fui repórter e editor, quem me acompanha sabe como é minha carreira
Demori afirmou que uma das coisas que pesou na decisão foi a impossibilidade de exercer o seu direito cívico de votar e participar ativamente do processo eleitoral Brasileiro e questionou:
“Como é que eu vou votar, ser reconhecido e acontecer alguma coisa? Tenho filho pequeno. A minha família tomou essa decisão em conjunto, então não estamos mais no Brasil, saímos por esse motivo, é uma coisa que é bom deixar claro aqui”
Segundo o jornalista, a mudança não irá interromper seus projetos profissionais como a newsletter e o canal no Youtube “A grande guerra”; “Vou seguir fazendo o programa daqui de onde estamos. Nosso maior desejo é que essa fase passe, que tudo volte ao normal e que eu possa sim, a partir de 2023, criticar o governo Lula de modo legítimo e democrático.