A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 21, mostra que o ex-presidente Lula (PT) voltou a ter dez pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) faltando apenas onze dias para o pleito.
A pesquisa de hoje interrompe uma série de três rodadas onde o inquilino do Planalto estava se aproximando do líder progressista. Na estimulada, o petista é mencionado por 44% dos eleitores contra 34% do incumbente.
“A diferença vinha caindo. Era de 22 pontos em janeiro, passou para 14 em julho e chegou a 8 na semana passada. Essa oscilação positiva de Lula para 44% e a estabilidade de Bolsonaro (34%) revelam um quadro bem negativo para o presidente”, observa o cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes.
Outro ponto que demonstra o fracasso de Bolsonaro é que definitivamente o Auxílio Brasil não lhe gerou o resultado esperado. A pesquisa revela que se manteve os 54% de beneficiários que dizem votar em Lula já no 1° turno contra 29% de Bolsonaro.
Já entre quem não recebe o benefício, há um empate técnico. Embora o petista apareça numericamente a frente com 40% das intenções de voto, o atual presidente registra 37% das menções.
No recorte por sexo, Bolsonaro continua sendo o vilão do eleitorado feminino. Neste recorte, o destaque continua sendo para Lula que tem 45% de preferência ante 31% do incumbente. Entre os homens, Lula se mantém numericamente a frente com 42%, mas Bolsonaro registra 39% e empata com o petista.
A Genial/Quaest ouviu presencialmente 2000 eleitores em 120 municípios das cinco regiões do Brasil, entre os dias 17 e 20 de setembro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o código BR-04459/22.
Acesse a pesquisa completa clicando aqui.