O levantamento feito pela Genial/Quaest e divulgado nesta quarta-feira, 20, traz uma informação relevante que pode mudar os rumos da eleição.
Segundo o levantamento, 33% dos eleitores do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) dizem votar no ex-presidente Lula (PT) para que o líder progressista possa vencer no 1° turno do pleito. Entre os eleitores de Simone Tebet (MDB), o índice foi de 19% para 24%.
“Quando questionados, 26% dos eleitores de Ciro, Tebet e outros candidatos dizem que mudariam o voto para que Lula vença no 1º turno. Isso dá o dobro do que Lula precisa para ganhar (aproximadamente 3 pontos percentuais). Se essa simulação de fato vai acontecer, é outra história”, diz o cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes.
A Genial/Quaest ouviu presencialmente 2000 eleitores em 120 municípios das cinco regiões do Brasil, entre os dias 17 e 20 de setembro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o código BR-04459/22.