O levantamento da FSB/BTG divulgado nesta segunda-feira, 19, mostra que a certeza do voto no candidato do PDT a presidência, Ciro Gomes, caiu 20 pontos percentuais em apenas uma semana.
Como se sabe, a candidatura do pedetista passa por um momento de ‘naufrágio político’, onde seus eleitores já começam a aderir ao voto útil no ex-presidente Lula.
Na pesquisa divulgada na semana passada, cerca de 63% dos eleitores de Ciro se diziam plenamente decididos sobre o voto no candidato pedetista. Já na pesquisa divulgada hoje, o nível de certeza caiu para 43%. Vale ressaltar que esse é o menor índice entre os candidatos a presidência.
Para se ter uma ideia, na pesquisa passada, 59% dos eleitores da candidata do MDB, Simone Tebet, diziam ter certeza do voto. Na pesquisa divulgada nesta segunda, o índice é de 50%, acima do nível registrado pelo próprio Ciro Gomes. Por outro lado, Lula e Bolsonaro são os candidatos mais estáveis entre seus eleitores, com 86% e 90% de certeza de voto, respectivamente.
A pesquisa ouviu 2000 eleitores, por telefone, entre os dias 16 e 18 de setembro de 2022. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código BR-07560/2022.
Acesse a pesquisa clicando aqui.
Fanta
19/09/2022 - 20h24
Pesquisas servem para criar narrativas e até chantagem com o voto dos outros…são porcos e nada mais.