Durante evento de campanha em Belém (PA), o ex-ministro e candidato do PDT a presidência, Ciro Gomes, voltou a defender mineração em terras indígenas. A informação é do site Amazônia Real. Durante seu discurso, o pedetista citou o caso dos indígenas Cinta Larga, em Rondônia, onde existe um projeto de mineração de diamantes.
“Há uma discussão que não está pacificada no meu projeto sobre a viabilidade de terras indígenas explorarem, pelas próprias comunidades indígenas, ocorrências minerais”, declarou o candidato.
Para isso, Ciro declarou que em seu governo será criado uma estatal para ficar responsável sobre isso e que tomaria a decisão sobre “como se pode fazer sustentavelmente, em benefício da renda dessas comunidades e apenas se elas quiserem que assim seja”.
O tema é visto como polêmico na área ambiental devido ao aumento do desmatamento para a criação de gado e do garimpo ilegal na Amazônia, durante o governo Bolsonaro. Nesta semana, em seu canal no YouTube, Ciro também falou sobre essa proposta.
“A exploração de recursos minerais pode ser liberada em terras indígenas? Depende. Qual é a dependência? A dependência é o seguinte, a dependência é: se as comunidades indígenas, e isso eu conheço por dentro, quiserem, a gente pode fazer de forma sustentável, com uma estatal controlada pela comunidade indígena”.