A Genial/Quaest divulgou nesta quinta-feira, 15, mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro que mostra o avanço eleitoral do atual governador, Cláudio Castro (PL).
Segundo o levantamento, Castro cresceu seis pontos e ampliou ainda mais sua distância para seu concorrente direto, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Na estimulada, o governador saltou de 25% para 31% das intenções de voto enquanto que o socialista foi de 19% para 21%.
Os dados revelam que ao longo das últimas semanas, o governador tem conquistado a maioria dos eleitores que iriam votar Branco/Nulo e os Indecisos. De agosto para setembro, o índice desse grupo caiu nove pontos e Castro subiu seis no mesmo período.
A liderança de Castro também se consolida em todas as faixas de renda levantadas pela pesquisa. Entre quem recebe de dois a cinco salários mínimos, o governador cresceu sete pontos. O titular do Palácio Guanabara cresceu com o mesmo índice entre quem recebe mais de cinco salários.
No quesito escolaridade, o governador apresentou crescimento em todas elas, especialmente entre os eleitores que possuem apenas o Ensino Médio, avanço de nove pontos, de 25% para 34% das intenções de voto.
O cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes, lembra que “na capital, está mantido o empate técnico registrado na pesquisa anterior. Mas no Interior e na Baixada o atual governador leva vantagem sobre Freixo”.
“Neste mesmo período, aumentou o percentual de eleitores dizendo que Castro merece uma segunda chance como governador (de 51% para 54%). Esse sentimento é decisivo para predizer comportamento eleitoral nos dias de hoje e ajuda a explicar a vantagem que o incumbente abriu”, prosseguiu Nunes.
Com esses dados, se confirma a análise de que apesar dos escândalos envolvendo sua gestão, o governador Castro não deixou de lado o discurso de conciliação, se posicionando mais ao centro. Em outras palavras, o incumbente não embarcou 100% na vibe bolsonarista e o efeito imediato dessa estratégia é a conquista do eleitor indeciso. O fato do governador ter a maioria não se explica somente por ter a máquina estadual nas mãos, o discurso adotado em campanha também o ajuda bastante.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1500 eleitores em 45 municípios do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 13 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os códigos BR-01798/22 e RJ-06349/22.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!