A pesquisa divulgada pela IPEC na noite desta segunda-feira, 5, mostra que o ex-presidente Lula (PT), além de manter seu favoritismo absoluto na disputa pelo Palácio do Planalto, ainda tem fortes chances de liquidar a fatura no 1° turno.
Na pesquisa, Lula continua na liderança com 44% das intenções de voto, o ex-presidente manteve o índice em comparação com o levantamento de 29 de agosto. Por sua vez, Bolsonaro oscilou um ponto pra baixo, de 32% para 31%. Nos votos válidos, o ex-presidente tem 53% contra 38% de Bolsonaro.
Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) continua numa situação delicada. Além de não ter chegado aos dois dígitos da pesquisa, pois registra 8%, o pedetista viu a candidata do MDB, Simone Tebet, chegar a 4% e empatar tecnicamente com sua candidatura.
Entre os entusiastas da terceira via, a expectativa é que a emedebista acabe ultrapassando o ex-ministro. Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1%, cada.
Na espontânea, os números são esses:
Lula (PT): 42%
Jair Bolsonaro (PL): 30%
Ciro Gomes (PDT): 5%
Simone Tebet (MDB): 2%
A IPEC entrevistou 2512 eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro de 2022 em 158 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Globo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.