A última pesquisa Ipespe, divulgada quinta-feira (25) pelo jornal O POVO, apresentou um panorama sobre o que realmente influencia o voto do povo cearense. Redes sociais, rádio e TV são mais decisivos para o eleitorado do que apoios de prefeitos e outras lideranças.
Quase metade do público ouvido na pesquisa (49%) apontou que as mídias, sejam digitais ou tradicionais, desempenham forte papel nessa escolha. Só para termos uma ideia do impacto, o apoio do prefeito ou de outras lideranças políticas municipais na corrida para o Governo representa 14%.
Sindicatos ou entidades de classe, que se encaixam noutro tipo de influência, são citados como elemento importante por apenas 6% dos pesquisados.
São dados que confirmam o que venho dizendo – o potencial eleitoral das lideranças locais e dos representantes corporativos é importante, mas o rádio e a TV têm peso decisivo sobre a população, além disso, as redes sociais ganham cada vez mais espaço na capital e no interior.
Em outras palavras, uma estratégia de comunicação vitoriosa deverá ter uma mensagem clara, criativa e eficiente em todas as frentes: ruas, movimentos e mídias (sociais e tradicionais). Esse é o desafio para uma campanha competitiva e com tempo reduzido! Seguimos na luta!
Acrísio Sena
Deputado estadual (PT-CE)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!