A Exame/Ideia divulgou nesta quinta-feira, 25, a nova rodada de pesquisa eleitoral que mostra a liderança consolidada do ex-presidente Lula (PT) com 44% das intenções de voto. O líder progressista manteve no índice da pesquisa anterior.
Enquanto isso, Jair Bolsonaro (PL) oscilou três pontos e foi a 36% das menções. Na série histórica, é a menor margem de vantagem registrada por Lula na pesquisa. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) não emplaca e registra 9% e Simone Tebet (MDB), 4%. Branco/Nulo 2% e Indecisos, 3%.
Na espontânea, há um empate técnico entre Lula e Bolsonaro. Enquanto o líder progressista fica com 33%, Bolsonaro fecha nos 30% de preferência. Ciro e Tebet também estão empatados com 3% e 2%, respectivamente. Branco/Nulo 7% e Indecisos, 24%.
Segundo o fundador do Ideia, Maurício Moura, com a definição das candidaturas, há uma consolidação da polarização entre os dois principais candidatos. “Isso reflete o grau de consolidação de voto e uma grande definição neste momento da eleição”.
Na prática, a pesquisa confirma antecipação do 2° turno e a possibilidade do ex-presidente Lula (PT) ser beneficiado com o “voto útil” entre os eleitores de outras candidaturas, principalmente do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), mais alinhado ao projeto político do petista.
A pesquisa ouviu (por telefone) 1.500 eleitores entre os dias 19 e 24 de agosto e com margem de erro de três pontos. O levantamento foi registrado no TSE com o número BR-02405/2022.