Na noite desta terça-feira, 23, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, decidiu atender a um pedido da coligação do candidato ao governo local, Jerônimo Rodrigues (PT), e vetou a divulgação da pesquisa DataFolha.
De acordo com a Folha, o juiz vetou a divulgação dos dados relacionados a disputa para a presidência da República. A pena imposta, em caso de descumprimento, foi uma multa diária no valor de R$ 20 mil.
Por sua vez, o PT alega que o levantamento contém “eivada de inconsistências” e diz que houve indução ao erro nas perguntas aos eleitores.
O partido também alega supostas inconsistências “quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico da pessoa entrevista e área física de realização do trabalho a ser executado”.
A diretora do DataFolha, Luciana Chong, garante que foram cumpridas as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral e que o instituto que vai recorrer da decisão à Justiça.
O levantamento foi contratado pela rádio Metrópole e registrada no TRE-BA sob o código BA-01548/2022. A pesquisa começou a ser feita na última segunda, 22, e com previsão de divulgação nesta quarta, 24.
Vale lembrar que na disputa local, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), tem liderado isoladamente as pesquisas de intenção de voto e com possibilidade de vencer em 1° turno.
Peres
24/08/2022 - 20h53
Como foi feito com a xp lembra
marco
24/08/2022 - 16h04
Quando o resultado da pesquisa não agrada a petezada apela para a “CENSURA “