Nesta segunda-feira, 22, o Instituto FSB divulgou a nova rodada da pesquisa presidencial, encomendada pelo banco BTG Pactual, que mostra o ex-presidente Lula firme na liderança com 45% das intenções de voto, ou seja, ainda com a possibilidade de vencer no 1° turno.
Enquanto isso, Jair Bolsonaro subiu 2 pontos, chegando nos seus 36%. Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou 2 pontos para baixo.
A avaliação é que a aposta cada vez mais alta do discurso antipetista por parte da campanha do pedetista tem ‘empurrado’ uma parte dos seus eleitores para o próprio Bolsonaro.
Na espontânea, o ex-presidente Lula também lidera folgadamente com 41% das menções. Bolsonaro chega a 34%. Branco/Nulo 6% e Indecisos, 12%. O candidato do PDT registra apenas 4%.
No quesito rejeição, o ex-ministro Ciro Gomes foi quem apresentou maior crescimento. O pedetista foi de 48% para 51% de menção negativa, empatando tecnicamente com a rejeição a Bolsonaro, que por sua vez oscilou 1 ponto para cima.
No segundo turno, o ex-presidente Lula vence Bolsonaro com uma margem bem tranquila, 13 pontos de diferença (52% x 39%). Já num eventual segundo turno contra Ciro, o petista venceria com quase 20 pontos de vantagem.
A pesquisa FSB/BTG ouviu 2.000 eleitores por telefone entre os dias 19 e 21 de agosto e está registrad no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00244/2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de dois pontos.