O levantamento da Genial/Quaest também divulgou nesta quinta-feira, 18, os dados da pesquisa para o governo do Rio de Janeiro. Candidato a reeleição, o governador Cláudio Castro (PL) continua na liderança com 25% das intenções de voto.
Na segunda colocação, aparece o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) com 19% das menções. Enquanto Castro se manteve favorito com seus 25%, Freixo apresentou queda de quatro pontos. O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), aparece com 6%.
Na capital fluminense, Castro e Freixo estão empatados com 26% e 25%, respectivamente. Na região da Baixada, Castro lidera com 26% ante 19% de Freixo. Já no interior do Rio, o governador tem o dobro de votos do socialista: 24% x 12%.
Outro detalhe relevante é que a Genial/Quaest confirma que a disputa nacional adentrou na eleição local. Cerca de 43% dos eleitores de Bolsonaro votam em Castro e apenas 7% em Freixo.
Entre os eleitores do ex-presidente Lula, 35% estão fechados com Freixo e 15% em Castro. “A tendência é que esses apoios façam a diferença”, observa o CEO da Quaest, Felipe Nunes.
Com apoio de Bolsonaro, Castro tem 38% das intenções de voto, ele ganha 13 pontos em relação ao cenário sem apoio. Já Freixo com apoio de Lula aparece com 34%, 15 pontos a mais em comparação com o cenário sem apoio.
Os cenários de segundo turno também apontam para um empate técnico entre Castro e Freixo. Mas Castro vence Rodrigo. Já Freixo também empata com o pedetista.
A Genial/Quaest ouviu 1.500 eleitores de 47 municípios do estado do Rio de Janeiro entre os dias 12 e 15 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2.5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob os códigos BR-08389/22 e RJ-07554/22.