Durante a cerimônia de posse como o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, foi enfático ao dizer que durante o seu comando a frente do TSE será implacável no combate as fake news e aos ataques contra a democracia.
“Intervenção da Justiça Eleitoral será mínima, porém será célere, firme e implacável no sentido de coibir práticas abusivas ou fraudulentas, principalmente aquelas escondidas no covarde anonimato das redes sociais”, afirmou em discurso.
Vale destacar que o magistrado foi aplaudido várias vezes durante o discurso de posse, principalmente quando saiu em defesa da urna eletrônica. Em nenhum desses momentos, Jair Bolsonaro aplaudiu.
Ainda durante sua fala, Moraes reiterou que “liberdade de expressão” não é sinônimo de “liberdade de agressão”. É bom destacar que o evento teve a presença do ex-presidentes Lula, Dilma Rousseff, José Sarney e Michel Temer.
“Eu não canso de repetir: liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia, de destruição das instituições, de destruição da honra. Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos de ódio e de ideias contrárias à ordem constitucional”.