A sondagem eleitoral do Paraná Pesquisas para o governo do Ceará não deixa dúvidas. É questão de tempo para que Elmano de Freitas ultrapasse Roberto Cláudio e se firme na segunda posição nas próximas pesquisas.
O candidato petista já está tecnicamente empatado na espontânea e na estimulada com Roberto Cláudio.
Na espontânea, Elmano tem 8,2%, contra 8,7% de Roberto Claudio.
Na estimulada, Elmano tem 18% contra 22% de Roberto Claudio.
Entretanto, quando se olha para o potencial, Elmano tem um trunfo. Ele ainda é desconhecido por quase 30% do eleitorado.
Capitão Wagner e Roberto Claudio são amplamente conhecidos pelo eleitor cearense: apenas 4% e 6% do eleitorado, respectivamente, desconhecem Wagner e Claudio.
Entre eleitores com ensino superior, que em geral são mais informados sobre política, Elmano já tem 25% dos voto, contra 19% de Roberto Claudio.
Outro fator que deve ajudar Elmano é o prestígio da governadora Isolda Cela (sem partido). Após se desfiliar do PDT, a governadora é apoiadora, mesmo que discretamente, da candidatura petista.
Segundo o Paraná Pesquisas, 60% dos cearenses apoiam a sua administração.
Por fim, Camilo Santana tem 62% das intenções de voto na disputa por uma vaga no Senado. É óbvio que ele será um influenciador importante nas eleições para o governo de estado. E Camilo se jogou na campanha de Elmano com todas as suas forças, ao mesmo tempo que, do outro lado, Cid Gomes, senador pelo PDT, já deixou claro que não se envolverá na disputa, o que prejudica profundamente a candidatura de Roberto Claudio.
Se considerarmos que Elmano de Freitas terá o maior tempo de TV no estado, um amplo leque de alianças partidárias, e ainda conta com apoio do ex-presidente Lula, não é preciso ser nenhum gênio da análise eleitoral para prever que ele deverá crescer nas próximas pesquisas, ultrapassar Roberto Claudio e, possivelmente, terminar o primeiro turno à frente de Capitão Wagner.
A pesquisa custou R$ 30 mil e realizou 1.540 entrevistas presenciais (face a face).
Baixe a íntegra da pesquisa aqui.