Além da pesquisa presidencial, a Genial/Quaest divulgou os dados do levantamento para o governo de Minas Gerais. Nela, o atual governador Romeu Zema (Novo) ampliou sua vantagem sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), e pode vencer o pleito no 1° turno.
Segundo a pesquisa, Zema registra 46% das intenções de voto contra 24% de Kalil. O senador Carlos Viana (PL) registra apenas 6%.

A pesquisa também destaca a queda de Kalil na região metropolitana de BH. Em maio, a distância entre os dois era mais de 20 pontos. Neste mês, há um empate técnico.
Um detalhe importante que explica esse movimento é um crescimento da avaliação positiva do governo Zema na capital mineira. Esse crescimento se repete no interior do estado.

Já no que diz respeito a distribuição de votos, Zema tem a preferência de 68% dos eleitores de Bolsonaro. Enquanto isso, Kalil tem apenas 37% dos eleitores do ex-presidente Lula.

Na disputa de 2° turno, Zema vence Kalil com 14 pontos de vantagem, 49% a 35%. “A vitória de Zema sobre Kalil no segundo turno é explicada pela transferência de votos de Viana para Zema. Metade dos eleitores que escolhem Viana no primeiro turno, optariam por Zema no segundo”, aponta o cientista político, Felipe Nunes.

A Genial/Quaest ouviu 2000 eleitores de 108 municípios de Minas entre os dias 6 e 8 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada sob os códigos BR-08299/22 e MG-09990/22.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!