Nesta sexta-feira, 5, o ex-ministro e candidato do PDT a presidência, Ciro Gomes (PDT), anunciou a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como sua vice de chapa.
Essa será a terceira disputa consecutiva que o ex-governador do Ceará vai disputar o Palácio do Planalto com uma chapa puro sangue, ou seja, formada por um integrante do próprio partido.
A decisão foi tomada ainda na manhã de hoje durante uma reunião da Executiva Nacional, na sede do PDT, em Brasília.
Vale ressaltar que o nome de Ana Paula foi escolhido no último dia para registrar as chapas majoritárias. É bom lembrar que Ana Paula é do grupo do ex-prefeito e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil).
EdsonLuíz.
05/08/2022 - 22h28
Aliás, Tiago: eu, que quase nunca voto e no PT um voto meu é ainda mais difícil, se votasse na Bahia e os nomes fossem Jaques Wagner e ACM Neto, eu votava! Em Jaques Wagner!
EdsonLuíz.
05/08/2022 - 22h13
Tiago
(Eu ñ consegui responder lá no campo):
Eu sempre posso estar errado mesmo, em alguma coisa ou em tudo, mas os movimentos e acontecimentos me levam a ver como vejo.
Tiago Silva
05/08/2022 - 21h06
Caro Edson,
Os resultados históricos para governador são contrários ao que alega (inclusive o resultado do Wagner que ainda é muito amigo do Lula) e ainda essa tendência a aumento de popularidade do candidato do PT na Bahia já ocorre:
https://www.brasildefato.com.br/2022/08/05/jeronimo-pt-sobre-5-pontos-e-empata-com-acm-neto-na-corrida-ao-governo-da-bahia-diz-pesquisa
EdsonLuíz.
05/08/2022 - 15h47
Amigos e amigas,
Todos sabem que na Bahia a grande articulação de fato, com movimentações de peças do tabuleiro e acordos locais e nacionais que passaram por retirar a candidatura à presidência do ex-juiz Sérgio Moro e a de Wagner a governador e fazer informalmente a viabilização de Lula presidente e ACM Neto governador foi articulada por Lula e Luciano Bivar.
Hoje, nos cantões da Bahia, a campanha é LU-NETO, Lula e ACM Neto.
Tiago Silva
05/08/2022 - 15h40
E apenas uma observação:
Como a simbologia pode ser interessante! No slogan do Ciro denominado “Prefiro Ciro” (que aliás já era slogan e jingle bem antes de a legislação eleitoral possibilitar) tem uma nuance de cores que vai do laranja, passando pelo amarelo, verde e termina ao azul…. Será que o PDT de Ciro está também em transição para deixar de ser “vermelho”?
EdsonLuíz.
05/08/2022 - 15h40
Eu estou achando uma escolha bem boa o Ciro escolher uma política baiana para vice na sua chapa. Eu acho que eleitoralmente, para fazer uma chapa puramente do PDT, o nome da delegada e deputada Martha Rocha, do Rio de Janeiro, seria melhor e contribuiria para reforçar a campanha de Rodrigo Neves a governador daquele estado, mas Ciro tem no Ceará o polo de repercussão de suas entregas, ideias e projetos e, não tendo por hora maior expectativa nacional, embora isso possa mudar com a campanha, Ciro Gomes, neste momento, deve focar mais no seu Ceará e no nordeste como um todo e a escolha que fez, de uma política baiana pode ser nesse sentido de articular o nordeste.
Como está hoje, o sofrido nordeste é presa eleitoral fácil de demagogos e fisiológicos e, capturado por essa gente populista e venal, serve de plataforma para esses populistas capturarem o resto do Brasil.
O nordeste precisa ser articulado com políticas, ideias e projetos em torno de suas necessidades específicas por um nome com capilaridade na região e assim ser protegido de ser usado por populistas como Lula, jair bolsonaro e os políticos nordestinos fisiológicos federados ao MDB e a outras siglas que acolhem esses venais.
O melhor nome para nos próximos anos vocalizar um nordeste não submisso a populistas é Ciro Gomes, independentemente de estar ou não com um mandato! Eu não sei se Ciro Gomes tem consciência e elabora isso de articular o nordeste, mas devia; se Ciro articular o nordeste em torno de propostas e programas de investimentos mais saudáveis, ele comtinuará e cumprirá a missão que Tasso Jereisati conseguiu cumprir só parcialmente por sofrer agressões dos fisiológicos e aproveitadores políticos nordestinos de diversas siglas, por equivocados à esquerda e à direita e por causa de limites ideológicos de seu próprio partido, oPSDB.
Articular o nordeste de forma saudável é articular em torno de Roberto Cláudio, de Fátima Bezerra, de Raquel Lyra e de outros nomes nordestinos de posições diversas, mas sempre gente saudável e não em torno de Renans, Gedéis e Eunícios!
Tiago Silva
05/08/2022 - 15h36
Falta pouco!!!
Ciro assim busca agradar ACM Neto (UB) colocando na vice uma carlista que recentemente se inseriu no PDT para também ser vice do indicado de ACM Neto a prefeito de Salvador… agora é só cortejar o Luciano Bivar (UB) para conseguir o apoio desse partido de remanescentes do ARENA, PDS, PFL, DEMO e agora UB. Tem até o dia 15/08 para conseguirem o aval final do partido de ACM, Sérgio Moro, José Agripino Maia, Ronaldo Caiado, David Acolumbre, Mandeta, Heráclito Fortes, entre outros de peso da Direita….
Tudo por tempo (de TV) e dinheiro!
O problema é que cada vez mais a narrativa de criticar alianças espúrias se fragiliza quando Ciro se associa a ACM Neto na Bahia, Ciro se associa ao PSDB de Aécio Neves em Minas, quando corteja o UB (ou outro nome que venham a mudar depois de outros golpes)…