Nesta quarta-feira, 3, a Executiva Nacional do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), restituída a Eurípedes Júnior pela Justiça, retirou a candidatura do influencer Pablo Marçal para apoiar a chapa Lula-Alckmin no 1° turno.
A decisão foi tomada durante uma reunião que envolveu o próprio Euripedes, o presidente da Fundação da Ordem Social, Felipe Espírito Santo, o advogado do partido, Bruno Pena, e a cúpula da campanha de Lula. O encontro foi na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, na manhã de hoje.
Segundo uma fonte ligada a atual Executiva do PROS, um dos principais pontos abordados por Euripedes foi a necessidade de eleger uma boa bancada do seu partido.
Ameaçada pela cláusula de barreira, a legenda precisa eleger cerca de 11 deputados federais em nove estados para escapar da quase extinção.
“O apoio a Lula não foi somente pela antiga relação [política] com o PT, mas porque a atual executiva compreende que a chapa do ex-presidente poderá impulsionar as candidaturas a deputado do partido”, disse essa fonte.
Além do fator eleitoral, o PROS também apresentou algumas pautas, principalmente na área social, a serem analisadas pela coordenação da campanha do ex-presidente Lula. A oficialização do apoio do PROS a chapa progressista será na convenção do partido, prevista para acontecer nesta sexta-feira, 5.