Nesta segunda-feira, 1°, o Ministério da Defesa pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o acesso ao código-fonte das urnas eletrônicas. O pedido foi classificado pelo Governo Bolsonaro como “urgentíssimo”.
“Solicito a Vossa Excelência a disponibilização dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais, mais especificamente do Sistema de Apuração (SA), do Sistema de Votação (VOTA), do Sistema de Logs de aplicações SA e VOTA e do Sistema de Totalização (SisTot), que serão utilizados no processo eleitoral de 2022”, diz um trecho do pedido.
Ainda no documento, o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, estipulou um prazo, até 12 de agosto, para que o ministro e presidente do TSE, Edson Fachin, entregue o código-fonte.
Nogueira disse que o prazo é necessário pelo “exíguo tempo disponível até o dia da votação”. O primeiro turno do pleito presidencial será no dia 2 de outubro.
“Haja vista o exíguo tempo disponível até o dia da votação, solicito que o acesso aos códigos-fonte seja disponibilizado, para a execução do trabalho da Equipe das Forças Armadas de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação, na janela de trabalho inicial de 2 a 12 de agosto de 2022”.
Além do pedido, o general também encaminhou um segundo documento a presidência do TSE. Ele reiterou uma solicitação, feita em julho deste ano, do envio de outros dados para o grupo técnico das Forças Armadas.