O presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar (União Brasil), de fato desistiu de disputar a presidência da República. Segundo um interlocutor, o dirigente máximo do UB deve disputar a reeleição para a Câmara Federal e tentar a presidência da Casa em 2023.
Nas últimas horas, Bivar se reuniu com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e lideranças do MDB de Pernambuco para acertar os ponteiros. Bivar também se reuniu com o prefeito de Recife, João Campos (PSB), para comunicar a decisão.
Além disso, Bivar terá o apoio da federação formada por PT, PV e PC do B. O acordo também envolve o apoio da federação a candidatura de Miguel Coelho (União Brasil) ao governo de Pernambuco.
Na prática, o ex-presidente Lula (PT) terá três palanques disponíveis na disputa local. Além do candidato do UB, Lula terá o apoio de Marília Arraes (Solidariedade) e o próprio Danilo Cabral (PSB). Neste sábado, 30, Bivar e Lula estarão em Fortaleza.
EdsonLuiz.
29/07/2022 - 22h40
No que está transformado o exercício de nossa política!
Faz alguns meses, eu percebi umas movimentações esquisitas na política da Bahia envolvendo o ACM Neto e o PT e escrevi aqui, neste ‘ocafezinho.com’ que todos estavam considerando a grande surpresa das eleições deste 2022 a aliança entre o ultra-conservador e íntegro Geraldo Alckmin com o populista de esquerda corrupto Lula da Silva, mas que para mim uma surpresa maior poderia ser uma engenharia eleitoral com entendimento surpreendente entre Lula e ACM Neto.
Minha intuição sobre a política na Bahia se confirmou! Foi adivinhação minha? Não! O PT, naquele momento, já contava com a candidatura do ex-governador Jaques Wagner lançada e com completa chance de Vitória, pelo arrasto de ter a máquina do governo estadual, um nome muito forte que é o de Jaques Wagner e o super-arrasto que é o apoio de Lula em um estado do nordeste. Eu apenas juntei os pontinhos, embora eu estivesse estranhando, não acreditando no que intuía e não conseguindo saber por onde passava o entendimento Lula/PT/PSOL e União Brasil/ACM Neto/Luciano Bivar.
O entendimento entre o esquema PT e o esquema ACM, naquele momento, passava por o Luciano Bivar atrair o ex-juiz Sérgio Moro, retirando o ex-juiz do partido Podemos e filiando ao União Brasil, de Bivar, ACM Neto e Ronaldo Caiado, governador de Goiás. A atração seria irresistível para o ex-juiz, que contaria para a sua candidatura a presidência da República com um partido que juntaria quase setenta deputados federais, governadores poderosos, uma estrutura de campanha formidável e um fundo de campanha mais para perto do um bilhão de reais.
Mas haveria uma surpresa esperando o ex-juiz Sérgio Moro: após sair do Podemos e se filiar ao União Brasil, Luciano Bivar e ACM Neto lhe negariam a vaga de candidato a presidente da república, cargo a que ele concorreria no Podemos, só que com muito menor estrutura.
E o que ACM Neto ganharia participando dessa engenharia política?
Para que ACM Neto (e Luciano Bivar) aceitasse participar dessa manobra, o PT retiraria a importante candidatura de Jaques Wagner a governador e o PT lançaria um nome de pouca expressão, facilitando a eleição para ACM Neto, como depois de fato o PT lançou a candidatura de Jerônimo a governador.
Era inacreditável, mas estar de fora vendo o processo e não ser doutrinado ou ter qualquer outro antolhos que cegue permite ter esses vislumbrei, mesmo quando os movimentos são inimagináveis, como esse que juntou PT/PSOL/LULA e União Brasil e ACM Neto.
Para maior surpresa ainda, agora temos a complementação daquele movimento inicial. Agora, o União Brasil do deputado Júnior Bozela, de São Paulo, vai se juntar à campanha de Fernando Haddad a governador e Luciano Bivar vai ganhar apoio do PT e esquema (PMDB, etc) em Pernambuco para uma candidatura, não sei a quê. E o PT está aplicando em São Paulo – continuo no modo intuição, mas não duvido tanto da minha, apenas aviso que lá atrás eu apenas intuía e se confirmou; agora eu estou intuindo também este último ponto que estou abordando, sobre a companheira de Sérgio Moro – continuando: o PT, eu estou intuindo a partir de pouca coisa, está aplicando técnicas sofisticadas de rastreamento eleitoral para inviabilizar a candidatura de Rosângela Moro.
Realmente, o ex-juiz Sérgio Moro, após condenar Lula como corrupto por provas confirmadas, mas cometer erros processuais que ferem o devido rito legal, o que permitiu a quem interessava anular seus atos decisórios e, com essas anulações, anular também as suas decisões investigatórias, rasgando assim as provas que condenaram Lula, Sérgio Moro continua sendo o elemento mais importante a ser destruído por ele ser, se conseguir mandato, o maior impecilio a Lula e ao PT/PSOL o trabalho de lavar a imagem e biografia de Lula como corrupto e incompetente que gestou o maior desastre econômico no Brasil.
Eu estranho muito o PSOL estar ligado a isto, embora eu saiba que haja resistência interna de membros do PSOL que é maior que 30% do partido.
Edson Luiz Pianca.
carlos
29/07/2022 - 20h57
Eu acho que o presidente da República atual, tem que fazer uma Medida provisória ou um decreto, para criar ou melhor construir a arca de Noé reversa e encher de bichos e primeiro é o porco.
Galinzé
29/07/2022 - 18h36
Democracia é isso seus canalhas…https://fb.watch/eA2_N7ZoX8/
A cartinha de quem mandou no Brasil até ontem enfiem na olho da melancia…